Fred Durst, vocalista do Limp Bizkit
Foto de Fred Durst via Shutterstock

Bandas podem, muitas vezes, causar incômodo em algumas pessoas por conta de seus discursos ou atitudes mais incisivas, mas algumas delas chegam a atingir níveis extremos como serem banidas de um país.

Como vemos em diversos exemplos ao longo dos anos, as razões pelas quais um grupo pode se tornar uma persona non grata em um determinado local varia bastante.

Seja por conta das opiniões políticas ou religiosas dos integrantes de um grupo, leis que não são cumpridas por aquela banda, ou até coisas mais banais como o tamanho do cabelo de um artista, este tipo de situação já atingiu muitas bandas lendárias, principalmente de Rock e Metal.

Na lista (via Loudwire) que você pode conferir logo abaixo, te contamos sobre 13 bandas que foram banidas de países ao redor do mundo e os motivos para isso ter acontecido.

13 bandas que foram banidas de países pelo mundo

Led Zeppelin: Singapura

Led Zeppelin em 1970
Foto: Reprodução / YouTube

Com a cultura hippie se tornando cada vez mais popular, muitos homens passaram a adotar os cabelos compridos. Preocupada com a chegada deste movimento de contracultura, que tinha uma forte relação com o uso de drogas, Singapura promulgou a proibição do cabelo comprido para homens nos anos 60.

A determinação ainda estava em vigor quando o Led Zeppelin, que usava madeixas compridas, tinha um show marcado no país em 1972, e por isso, os integrantes não tiveram autorização de sair de seu jato particular depois que pousaram em Singapura e foram obrigados a retornar para a Inglaterra. A lei foi revogada apenas nos Anos 90.

Cannibal Corpse: Alemanha, Austrália, Rússia

Cannibal Corpse - Torture

Com o Cannibal Corpse as coisas já foram um pouco mais complicadas. A Alemanha proibiu a venda dos três primeiros discos do grupo assim como apresentações ao vivo dessas músicas por conta do conteúdo visual que integrava o material. Até hoje, os projetos do grupo só são vendidos para maiores de 18 anos.

A Austrália, a partir de 1996, suspendeu a venda de qualquer material produzido pela banda por uma década, também por causa do conteúdo gráfico dos projetos. Já na Rússia, a situação foi mais delicada. A turnê do Cannibal Corpse por lá em 2014 foi bastante prejudicada, com seis dos oito shows do grupo cancelados devido a manifestantes religiosos. A música da banda também é proibida de ser traduzida para o russo e distribuída dentro do país, e sua arte também.

The Beatles – Israel

John Lennon e Paul McCartney, dos Beatles
Foto por Linda McCartney / @PaulMcCartney

Com os Beatles, podemos dizer que a banda foi banida de Israel por causa dos fãs. Isso porque após o cantor pop britânico Cliff Richard ter gerado histeria generalizada no país em 1963, as autoridades do país se recusaram a lidar com a mesma situação no ano seguinte, que seria causada pelo fenômeno conhecido como “Beatlemania”.

Em 2008, o embaixador israelense na Grã-Bretanha, Ron Prosor, entregou uma carta de desculpas a Julia Baird, irmã do falecido John Lennon, reconhecendo o erro de ter esnobado a banda quatro décadas antes.

Behemoth – Rússia

Behemoth em São Paulo
Foto: Fernando Pires (via Liberation MC)

O Behemoth chegou a planejar uma turnê de 13 datas pela Rússia em 2014, mas a excursão da banda de blackened death metal foi interrompida após quatro shows com o grupo sendo detido e eventualmente deportado.

Sem oferecer muitos detalhes, após o retorno da banda para a Polônia, o vocalista Nergal apontou que mesmo com as condições insalubres da prisão, aquele foi um momento importante para o grupo enquanto eles divulgavam seu disco mais recente, The Satanist. O Behemoth ficou banido do país por cinco anos.

The Rolling Stones – Japão

Mick Jagger em show do Rolling Stones
Foto via Shutterstock

Os Rolling Stones tinham a esperança de fazer sua aguardada estreia no Japão em 1973, local que eles haviam esnobado até então, porém as autoridades não permitiram que isso fosse realizado naquele momento.

Em 27 de Janeiro, a banda foi impedida de entrar no país por conta das condenações anteriores por drogas de Mick Jagger. Os fãs da banda britânica foram obrigados a esperar mais 17 anos para conseguir realizar o sonho de ver os Stones no Japão.

Lamb of God – Malásia

Lamb of God no Summer Breeze Brasil
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

A banda de Metal Lamb of God estava com um show marcado na Malásia em 2013, mas foi proibida de se apresentar no país por conta do conteúdo “blasfemo” que supostamente infringe os valores culturais do local. É possível que o país estivesse se referindo à menção ao Alcorão que a banda fez na introdução do seu álbum ao vivo Killadelphia, de 2005.

Em sua página do Facebook, o Lamb of God se manifestou dizendo:

É muito evidente (e um pouco frustrante) que os grupos, partidos e poderes que mais se ofenderam com a nossa música e letras, apenas deram uma olhada rápida no conteúdo e significado dessas músicas.

Cradle of Filth – China Continental

Cradle Of Filth

Antes de uma banda ou artistas se apresentarem na China é necessário que eles enviem os setlists e letras de suas canções para serem analisadas pela Seção Cultural do país. Isso pode fazer com que alguns repertórios tenham músicas retiradas de seus shows, mas no caso do Cradle of Filth, a banda foi totalmente proibida de tocar na China Continental em 2013.

O grupo que estava com um show marcado para Xangai, teve sua apresentação transferida para Hong Kong, sem qualquer explicação, exceto que a música da banda foi considerada “inadequada”.

Fred Durst – Ucrânia

Fred Durst, vocalista do Limp Bizkit
Foto de Fred Durst via Shutterstock

Fred Durst, vocalista do Limp Bizkit, foi banido da Ucrânia por cinco anos depois de ter sido rotulado como um risco à segurança do local após ter elogiado a Rússia e ter manifestado interesse em se mudar para a Crimeia (região de origem de sua esposa na época) em 2015. Na época, a Ucrânia ainda estava se recuperando da revolução de 2014 e da anexação russa da Crimeia e por isso não facilitou as coisas para Durst.

Rammstein – Alemanha

Vocalista do Rammstein em Moscow, 2012
Foto de vocalista do Rammstein por Shutterstock

Apesar de ser uma banda alemã, o Rammstein enfrentou problemas com seu próprio país de origem. o Gabinete Federal para o Exame de Meios de Comunicação Nocivos para os Jovens ficou bastante incomodado com a canção “Pussy” e acusou a banda de encorajar o sexo desprotegido, além do risco de AIDS, através da letra da música.

Para punir o grupo, o álbum Liebe Ist Fr Alle Da, lançado em 2009, foi proibido de ser anunciado ou exibido abertamente de uma forma acessível a menores de 18 anos na Alemanha.

The Kinks – Estados Unidos

The Kinks

O The Kinks protagonizou uma das proibições mais notórias da história do Rock em 1965, durante uma turnê americana. A banda que era conhecida por ter hábitos destrutivos no palco, como lutas internas sendo as mais comuns, certa vez bateu em um promotor que estava tentando ajudar o grupo a não fazer uma aparição desastrosa na TV.

Após o ocorrido, a Federação Americana de Música proibiu que os Kinks fizessem sua turnê pelos Estados Unidos por conta de seus comportamentos e a decisão durou de 1965 a 1969.

Carcass – Malásia

Carcass

Além do Lamb of God, quem também foi banido de tocar na Malásia foi a banda Carcass. O grupo teve os vistos de seus membros negados e, como resultado, teve que cancelar suas apresentações no país. Através de um comunicado, a banda declarou:

Desculpe, Malásia. Parece que seu governo ainda não entrou no século 21. Tivemos nossos vistos recusados por causa do ‘conteúdo de nossas letras’. Cômico e embaraçoso.

Se vocês estão lendo isso, estão atrasados. Nós já ‘corrompemos’ a sua juventude e tocamos em Kuching ano passado.

Sabaton – Rússia

Sabaton

A banda sueca Sabaton ficou na mira do governo russo em 2013 por conta da maneira que abordava a guerra em suas letras. O grupo que estava previsto para se apresentar no evento do 70º aniversário da Batalha de Stalingrado foi removido do projeto, após serem considerados simpatizantes do nazismo devido às suas letras. A banda que ficou em choque com a notícia, declarou em um comunicado:

Sabemos que o povo da Rússia é muito mais inteligente do que isso e, portanto, esperamos que a razão nos permita fazer este concerto em homenagem a este evento histórico e aos soldados soviéticos que lutaram pela sua liberdade.

Sabaton é e sempre foi um Banda NÃO POLÍTICA e NÃO RELIGIOSA e tem muito respeito pelos veteranos de guerra e pelos atos heroicos e não egoístas que foram realizados em tempos de necessidade.

The Bloodhound Gang – Rússia

The Bloodhound Gang em 1999
Foto por Craig M. Groshek

Em 2013, a banda americana The Bloodhound Gang foi banida da Rússia depois de provocar o país pouco antes de sua apresentação no festival de rock de Kuban. Enquanto se apresentava em Odessa, na Ucrânia, o baixista da banda Jared Hasselhoff, decidiu colocar uma bandeira russa por dentro de suas calças e instruir a multidão a não contar aquilo ao líder do país, Vladimir Putin.

Como era de se esperar, a notícia rapidamente chegou às autoridades russas e a participação do The Bloodhound Gang no festival foi cancelada.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!