Há pouco mais de 21 anos, Porto Alegre recebia o Red Hot Chili Peppers no Gigantinho para aquele que seria o último show de John Frusciante no Brasil por muito tempo. Hoje, 16 de Novembro de 2023, a banda finalmente volta à capital gaúcha para encerrar a turnê dos discos Unlimited Love e Return of the Dream Canteen.
Durante pouco menos de duas semanas, John, Anthony Kiedis, Flea e (principalmente) Chad Smith viveram intensamente o período em que estiveram no Brasil, e os fãs corresponderam na mesma moeda, com alguns inclusive indo para todas as apresentações no país.
Um dos motivos para isso é a constante mudança dos setlists, que está gerando discussões entre fãs mais fervorosos do grupo e os mais casuais. Isso porque, como falamos anteriormente, a banda tocou apenas uma de suas cinco músicas mais ouvidas nas apresentações que fez em Brasília e Curitiba.
No entanto, na Arena do Grêmio nesta quinta-feira (16), a tendência é que isso não se repita.
A banda sempre reserva surpresas, é verdade, mas boa parte da turnê tem sido feita com algumas músicas alternando posições — logo, é bem provável que hits como “Can’t Stop” e “Under the Bridge” marquem presença em Porto Alegre, já que estiveram no setlist de São Paulo, que é o que temos com referência mais próxima para hoje.
Setlist do RHCP no Brasil
Ainda assim, os Peppers são conhecidos por sempre fazer mudanças de última hora, transformando cada apresentação em uma experiência única. Prova disso é que “Under the Bridge” estava no setlist de Brasília, mas foi trocada de última hora por “I Could Have Lied”, o que dividiu opiniões.
Pensando nisso, te contamos a seguir alguns detalhes que normalmente estão presentes nas performances do grupo e o que você pode esperar da apresentação que eles vão fazer em Porto Alegre nesta quinta-feira (16).
Como são os shows do Red Hot Chili Peppers?
Uma coisa é fato: o Red Hot Chili Peppers sempre começa seu show com uma tradicional jam de introdução com os músicos quebrando tudo no improviso. Na sequência, eles têm alternado dois hits: “Can’t Stop” ou “Around the World”, e a tendência é vermos “Can’t Stop” hoje já que a segunda rolou em Curitiba no dia 13.
“Dani California”, “Scar Tissue”, “Snow (Hey Oh)” e “The Zephyr Song” também costumam se alternar logo no início. Lá pela quinta música, o RHCP tende a incluir uma música dos novos álbuns lançados no ano passado, sendo normalmente “Aquatic Mouth Dance” ou “Here Ever After”.
Como falamos acima, uma faixa muito querida pelos fãs foi resgatada de vez por Frusciante perto do final dos shows: “I Could Have Lied”, do Blood Sugar Sex Magik (1991). A questão é que ela geralmente aparece no lugar de “Under the Bridge”, do mesmo disco, o que certamente não agrada a todos.
Para fechar o primeiro set e encerrar a noite com o bis, as escolhidas costumam ser “By the Way” e “Give It Away”. Vale destacar ainda que alguns sucessos como “Otherside” e “Suck My Kiss” até entram de vez em quando, mas têm sido raridades na turnê atual.
Abaixo, você pode conferir o nosso melhor palpite de como vai ser o setlist para o show do RHCP em Porto Alegre com base nos shows mais recentes, mas vale ressaltar que podemos esperar inúmeras surpresas.
Elas costumam aparecer no lugar das faixas 6, 7, 10, 11 e 12, com canções como “Suck My Kiss”, “Throw Away Your Television”, “Universally Speaking”, “Blood Sugar Sex Magik”, “Tell Me Baby”, “Wet Sand”, “Havana Affair” e mais alternando aparições. É torcer pela sua preferida!
Provável setlist do Red Hot Chili Peppers em São Paulo
1. Intro Jam
2. Can’t Stop
3. The Zephyr Song
4. Snow (Hey Oh)
5. Here Ever After
6. Havana Affair (cover de Ramones) ou música surpresa
7. Eddie ou música surpresa
8. Parallel Universe ou música surpresa
9. Soul to Squeeze
10. Right on Time ou música surpresa
11. Tippa My Tongue ou música surpresa
12. Tell Me Baby
13. Terrapin (cover de Syd Barrett) ou música surpresa
14. Don’t Forget Me ou música surpresa
15. Californication
16. Black Summer
17. By the Way
Bis:
18. Under the Bridge ou I Could Have Lied
19. Give It Away