Alok, Afterclapp e Bruce Leroys

Não é de hoje que a nossa querida e amada Música Popular Brasileira, ou apenas MPB, serve de referência e inspiração para milhares de artistas, sejam eles brasileiros ou estrangeiros.

Desde a década de 60, quando surgiu essa vertente que mescla traços da bossa nova com samba, música clássica, jazz e rock, a MPB se tornou um dos instrumentos culturais mais fortes do Brasil e continua viva nos dias atuais, abraçando uma nova geração de artistas e sendo incorporada até mesmo em outros estilos, como na música eletrônica.

Vocais de artistas icônicos, instrumentos como viola, cavaquinho ou tambor, bem como ritmos super abrasileirados volta e meia são adicionados em forma de sample em meio aos beats e sintetizadores criados pelos produtores musicais.

Para mostrar como essa fusão dá super certo, confira sete faixas que combinam com maestria a MPB com a música eletrônica!

5 faixas de música eletrônica com vocais brasileiros e abordagem cheia de classe

1. Letícia Fialho, Bruce Leroys – “Maravilha Marginal (Aureum Remix)”

Começamos por este novo lançamento do selo Aureum, liderado pelo duo carioca Bruce Leroys, que foi buscar justamente na nova geração de artistas os vocais sensíveis de Letícia Fialho, uma cantora e compositora de Brasília pra lá de talentosa. A faixa, originalmente de 2018, foi transformada em um arranjo dançante que mescla a atmosfera moderna do House com o espírito da MPB dos anos 70. O resultado é uma faixa que pode ser tocada tanto numa balada como também em um barzinho no bairro da Lapa.

2. Chico Buarque – “Construção (L_cio & K_Ri Version)”

Um clássico das pistas de dança! Essa versão de L_cio e K_Ri para “Construção”, lançada em 2017 pela D.O.C., selo de Gui Boratto, ficou marcada na história e é considerada um “clássico” pelos clubbers da esfera underground, somando mais de 1M de plays apenas no Spotify.

3. Lenine – “Paciência (Alok Remix)”

Alok é hoje o artista de música eletrônica mais escutado do Brasil e um dos principais do mundo. Apesar da inclinação mais mainstream, ou seja, produzindo músicas mais “acessíveis” ao grande público, essa sua versão para “Paciência” deve agradar todos os gostos, já que os vocais suaves de Lenine se encaixaram como uma luva nos beats de Alok.

4. Afterclapp – Capitão de Areia

Gravada originalmente em julho de 1964, a faixa de Agenor Ribeiro foi fazer um grande sucesso mesmo em 2019, quando essa versão downtempo do brasileiro Rodrigo Vellutini aka Afterclapp virou trilha de dancinha no TikTok e meme no Instagram. Bombou instantaneamente e fez o produtor musical alcançar um novo público para sua música.

5. Zeca Veloso – “Todo Homem (Bhaskar & Mojjo Remix)”

Zeca Veloso tem seguido os caminhos do pai e vem construindo uma trajetória de sucesso na música. “Todo Homem” foi sua primeira música e cruzou fronteiras, chegando não apenas a Bhaskar (irmão de Alok) e Mojjo neste remix, como também em Antdot & Maz neste outro remix aqui. Ambas as versões foram tocadas exaustivamente nos principais clubs e festivais do Brasil e do mundo.

6. Vintage Culture, Gilsons e KVSH – “Várias Queixas”

Vintage Culture não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, ao lado de Alok, ele é outro protagonista responsável por fazer a música eletrônica brasileira chegar a patamares nunca antes vistos. Nessa sua parceria com KVSH, a dupla “pegou emprestado” os vocais delicados do grupo Gilsons e lançou em 2021 uma faixa muito gostosa de ouvir independente do lugar.

7. Bruno Martini, Clara Valverde – “Tom Jobim”

Bruno Martini é outro hitmaker e já assinou sucessos ao lado de grandes artistas. Mas destacamos este seu lançamento recente, de agosto deste ano, em parceria com a cantora e compositora paulistana Clara Valverde, que entregou magicamente seus vocais nessa faixa inspirada no grande maestro Tom Jobim.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!