Notícias

Noel Gallagher diz que álbum do Oasis foi “o último grande disco Punk da história”

Noel Gallagher refletiu recentemente sobre Definitely Maybe, disco de estreia lançado em 1994 pelo Oasis, banda criada por ele e seu irmão Liam Gallagher.

Em uma nova entrevista à revista MOJO (via NME), o músico fez algumas comparações curiosas ao falar sobre o início do grupo e seu primeiro material lançado:

Advertising
Advertising

‘Definitely Maybe’ foi o último grande álbum Punk em muitos aspectos. Éramos uma banda Punk com melodias dos Beatles. Não tínhamos efeitos, quase nenhum equipamento, apenas muita atitude, 12 latas [de cerveja] e ambição.

Em seguida, o músico comparou o primeiro álbum do Oasis com o único disco lançado pelo Sex Pistols, Never Mind The Bollocks, Here’s The Sex Pistols, de 1977.

Noel Gallagher e “disco Punk” do Oasis

Pois é: para Noel, Never Mind The Bollocks Definitely Maybe têm diversas semelhanças, inclusive com a temática girando em torno da adolescência, de acordo com o músico. Ele explicou:

Se você ouvir [‘Definitely Maybe’] e ‘Never Mind The Bollocks’, eles são bastante parecidos. Este álbum era sobre a angústia de ser adolescente em 1977.

Avançando para 1994, ‘Definitely Maybe’ é sobre a glória de ser adolescente. É andar no parque com uma caixa de som. Não é por acaso que durou tanto tempo.

Talvez tenha havido discos tecnicamente melhores ou maiores desde então, mas esse álbum é o que há de verdade. Não há espaço para besteira. É um retrato honesto dos rapazes da classe trabalhadora tentando vencer.

E aí, fez sentido? Você pode relembrar Definitely Maybe ao final da matéria.

Oasis

Na semana passada, o Oasis presenteou os fãs com um lyric video para a faixa clássica “Acquiesce”, que apareceu pela primeira vez como Lado B do single “Some Might Say”, lançado pela banda em 1995.

O vídeo chegou junto com o anúncio de uma edição remasterizada da coletânea The Masterplan (1998), que neste ano completa 25 anos desde seu lançamento. Saiba mais detalhes aqui.

Published by
Lara Teixeira