Featured

Kurt Cobain canta sobre si mesmo em versão IA de “Californication”, do Red Hot Chili Peppers

Cinco anos após a morte de Kurt Cobain, o Red Hot Chili Peppers fez uma homenagem ao líder do Nirvana na faixa-título do icônico álbum Californication (1999). Agora, um fã do saudoso vocalista decidiu “retribuir” a citação usando IA.

Explicamos: a música “Californication” fala sobre o lado obscuro da fama e especialmente de Los Angeles, na Califórnia, cidade em que o RHCP foi formado e também onde fica Hollywood, o centro do entretenimento mundial.

Advertising
Advertising

Muitos dos problemas de saúde mental enfrentados por Kurt tinham relação com essa exposição exagerada, e por isso Anthony Kiedis incluiu um verso sobre o cantor logo após o primeiro refrão da música. O trecho diz:

  • Cobain, can you hear the spheres singing songs off ‘Station to Station’? (Cobain, você pode ouvir ‘os esferas’ cantando músicas do ‘Station to Station’?)

Especula-se, aliás, que “os esferas” seja uma referência ao Foo Fighters, banda cujo nome tem origem no termo usado para descrever “esferas de luz” não identificadas no céu, e Station to Station é o clássico disco de 1976 de David Bowie, de quem Kurt Cobain era fã.

Kurt Cobain canta “Californication” em versão IA

Tudo isso era apenas uma introdução para dizer que uma conta no YouTube chamada @Fjord colocou o ex-vocalista do Nirvana pra cantar “Californication”, do Red Hot Chili Peppers, usando ferramentas de inteligência artificial.

Os instrumentais são iguais aos da música original, mas a voz foi modificada para soar como Kurt Cobain – incluindo os seus famosos “grunhidos” no refrão – e o resultado está rendendo muitos elogios nos comentários.

Um internauta até fez uma sugestão interessante para melhorar ainda mais a versão:

Agora alguém precisa pegar os backing vocals de John Frusciante e colocar o Dave Grohl pra cantar.

Você pode conferir a “cover” feita com IA de Kurt Cobain cantando “Californication” logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: Artista brasileiro usa inteligência artificial para imaginar como Kurt Cobain estaria em 2023

Published by
Rafael Teixeira