Radar TMDQA! com Rasura, Quem é Você, Alice? e Natália Carreira
Fotos: @victorotsuka e Marcello Otsuka / @guax.fotos / @xxoxotista e @jimmy.carreiro

Você, leitor do TMDQA!, sabe que uma das nossas principais missões sempre será apresentar novos artistas independentes do Brasil.

Por isso, em uma parceria com a plataforma Groover, onde qualquer artista pode enviar sua música para curadores de todo o planeta, apresentamos aqui este especial Radar TMDQA! que irá trazer excelentes novidades para você incluir em sua playlist semanalmente.

Aliás, todas essas músicas estarão primeiro na nossa própria playlist Radar, que você pode conferir logo abaixo, antes de conhecer as bandas que compõem a lista dessa semana. Divirta-se!

Agá Péricles

Promovendo uma fusão cirúrgica do Funk brasileiro com harmonias vocais cativantes, melodias e arranjos trabalhados, além de sintetizadores envolventes e batidas marcantes do Trap e de ritmos regionais afro-brasileiros, Agá Péricles chama muita atenção com “EGOCITY”, primeiro single do álbum visual Jamais Vai Derrubar.

A faixa serve para mostrar como Agá Péricles é um dos artistas mais promissores da nova cena brasileira, criando uma linguagem carregada de originalidade e fazendo o ouvinte embarcar em uma jornada eletrizante pelas contraditórias ruas da cidade grande.

Acompanhe Agá Péricles no Instagram

Berg Menezes

Parte da cena autoral cearense há quase 17 anos, Berg Menezes tem uma música muito curiosa em suas mãos com “Vagabundo”. A canção foi lançada no primeiro semestre de 2023 e traz uma sonoridade bem interessante, com vocais que remetem à potência emotiva do Sertanejo ao mesmo tempo em que o instrumental oferece guitarras distorcidas a la Los Hermanos. Uma pedida certeira e única para quem busca algo diferente!

Acompanhe Berg Menezes no Instagram

Cosmotel

Formada em 2019, a banda Cosmotel conta com Carlos Eduardo (guitarra/vocal), Dennis Felipe (baixo/vocal) e Samuel Berardo (bateria). O grupo lançou seu primeiro álbum, intitulado (retrato de longa data) em 2022, e agora destaca “Ernesto – A Vida Não É Um Filme da T.V.” como faixa de trabalho do álbum.

A canção tem uma pegada tragicômica, com influências instrumentais que passam pelo Rock Alternativo dos anos 90, a música sessentista e principalmente a MPB, o que cria uma pegada única.

Acompanhe Cosmotel no Instagram

Feba

Brasileira que canta em inglês, Feba explora muito a potência do Rock e Metal e o faz com maestria no novo single “WAIT!”. De acordo com ela, a canção é “um basta, a representação do fim de um ciclo tóxico” que encerra a trilogia iniciada na música “Meaningful”, buscando trazer a “libertação que precisamos para viver bem e seguros de nós mesmos”.

Acompanhe Feba no Instagram

Ilustre Refém

Quem curte a cena Post-Punk representada por nomes como Joy Division Interpol sabe que o Brasil sempre foi um grande expoente do gênero, e a Ilustre Refém acaba de adicionar mais um belo álbum a esse repertório com o lançamento de Concórdia.

Em “Saída”, música destacada pelo grupo formado por Arthur Marinho (vocais e guitarra), Gabriel Zambianco (guitarra), Leonardo Ferri (bateria) e Rendrick Duarte (baixo), é possível perceber também a influência de nomes do Rock Alternativo como Foo Fighters, resultando em uma sonoridade que lembra tanto Legião Urbana quanto menores atos.

Acompanhe Ilustre Refém no Instagram

NARVAL

Falando em Post-Punk, outra banda brasileira vem explorando o gênero muito bem nos últimos tempos. A NARVAL vem de Campinas e incorpora também elementos do Rock Alternativo e do New Wave, além do Indie, para se diferenciar de outros nomes mesmo tendo inspirações parecidas, que passam por Joy Division e também por PixiesNew OrderTerno Rei.

Adotando uma filosofia do it yourself (faça você mesmo), o grupo apresenta em “Já Não Tenho Medo Mais” uma sonoridade lapidada e, ao mesmo tempo, crua o suficiente para transportar o ouvinte para o underground. A melhor notícia é que, segundo a banda, tem muito mais vindo aí!

Acompanhe NARVAL no Instagram

natália carreira

Brasiliense de 26 anos, natália carreira deu um novo passo em sua carreira com a chegada do single “ANTIPÁTICA”, que dá nome ao seu novo EP e mistura referências de Pop Rock que influenciam a artista desde a adolescência.

Além da intensa canção, natália disponibilizou também um belíssimo clipe que ajuda a ilustrar a mensagem da faixa, na qual descreve a sensação tão marcante de estarmos em um lugar cheio e sentirmos a necessidade de voltar para casa para ficarmos sozinhos.

Acompanhe Natália Carreira no Instagram

Projeto Hare

Fundada em 2017 quando os integrantes ainda estavam na escola, a Projeto Hare é uma banda que se mostra muito afiada através da faixa “Guarda Chuva”. Com influências que vão do Indie ao Pop Punk, o grupo também incorpora elementos do Blues e cria uma narrativa envolvente ao falar sobre um encontro que não ocorreu como esperado.

Acompanhe Projeto Hare no Instagram

Quem é Você, Alice?

O “Rock Triste” já virou um gênero próprio na música brasileira e, nos tempos recentes, quem tem se destacado nessa cena é a banda gaúcha Quem é Você, Alice?, que lançou recentemente o single “Anjo Azul”. A faixa é o segundo single do álbum Rolê Trevas Pt. II e traz referências fortes do Midwest Emo em meio a brasilidades próprias.

Além disso, a canção traz um clipe que transporta o espectador direto para a cena underground portoalegrense, servindo tanto como um retrato de época como uma experiência cultural.

Acompanhe Quem é Você, Alice? no Instagram

Rasura

Dando início ao projeto Rasura, o produtor musical, compositor e multi-instrumentista André Lucio lançou a música “Véspera”. A canção é um Indie alternativo com casca de música eletrônica, influenciado por nomes como Massive Attack Radiohead mas na estética de uma experiência urbana de Brasil.

A canção dá início à série de lançamentos que irão compor Falha Luz, primeiro álbum do projeto previsto para ser lançado em Fevereiro de 2024 e que deve representar bem essa sobreposição de estilos, indo da música eletrônica à MPB.

Acompanhe Rasura no Instagram

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!