Reprodução/TikTok

Desde a sua origem, o Samba sempre foi um grito de resistência cantando as tristezas, o orgulho e as dificuldades do povo negro, e o sucesso da música “Preto Demais” mostra que esse espírito segue vivo no Rio de Janeiro.

O músico carioca Hugo Ojuara viralizou no TikTok recentemente depois que o perfil @bill_duarte registrou e legendou a sua nova música de trabalho, lançada agora em junho de 2023.

O vídeo já acumula mais de 1 milhão de visualizações na plataforma, e a letra de “Preto Demais” está rendendo muitos elogios nos comentários.

Em apenas 2 minutos e 52 segundos, a composição feita por Hugo Ojuara e Fernanda Bastos resume de forma sagaz o racismo estrutural no Brasil. A música acompanha uma mãe que vai buscar o seu filho negro na delegacia, e ouve a seguinte explicação sobre os motivos da detenção:

É que ele é preto demais, corre demais
Fala demais, sorri demais
Tá estudando demais, comprando demais
Viajando demais e assim não dá mais

Ele joga demais, dança demais
Canta demais, sorri demais
Tá se unindo demais, planejando demais
Assim ele vai passar o meu filho pra trás

Continua após o vídeo

Quem é Hugo Ojuara?

@bill_duarte

♬ som original – Bill Duarte

Hugo Ojuara é um jovem cantor, compositor e percussionista que já passou pelas principais rodas de Samba do Rio de Janeiro e atualmente tem um projeto “poético-musical” chamado Prece ao Tempo.

Vindo de uma família musical, ele lançou em 2022 o seu primeiro single “Me Deixa Sambar”, escrito em parceria com o pai e gravado ao lado da cantora Sandra Portella.

Hugo ainda integra o Bloco Batuquebato, que já se apresentou com Martinho da Vila no Circo Voador e para mais de 10 mil pessoas no desfile de Carnaval no centro do Rio.

“Preto Demais” é apenas a segunda música de trabalho do cantor, e você pode assistir ao vídeo oficial no YouTube logo abaixo. Acima, veja o vídeo viral com Hugo Ojuara cantando a faixa em uma roda de Samba!

LEIA TAMBÉM: “Samba é resistência”: Ailton Krenak e Twry Pataxó falam sobre origens indígenas do samba ao Podcast TMDQA!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!