Protestos em Chihuahua, no México
Foto de protesto em Chihuahua via Shutterstock

As autoridades da cidade mexicana de Chihuahua estabeleceram uma nova regra após os altos índices de violência contra a mulher.

De acordo com o The New York Times (via CoS), músicas com letras misóginas foram proibidas em shows e eventos na cidade, podendo gerar multas de valores bem altos.

Na semana passada, o prefeito Marco Bonilla anunciou a lei em um vídeo no Facebook, apontando que está proibida a execução de qualquer música que promova a violência contra as mulheres ou incentive a discriminação, marginalização ou exclusão destas.

Ele ainda revelou que, recentemente, sete em cada dez ligações em Chihuahua para a Emergência envolveram violência doméstica. Em todo o estado, protestos estão sendo realizados em resposta a um recente aumento de feminicídios.

Ao anunciar a decisão, Bonilla declarou:

A violência contra a mulher atingiu níveis que poderíamos considerar como uma pandemia. Não podemos permitir que isso aconteça e também não podemos permitir que isso seja normalizado.

As multas por descumprimento da nova determinação podem variar entre 674.000 pesos, cerca de 189.618,87 reais, a 1,2 milhão de pesos, aproximadamente 1.442,56 reais.

Multas por músicas “misóginas” em Chihuahua, no México

Segundo a mensagem do prefeito, ainda não está claro como a proibição será aplicada ou quem será responsável por aplicar as multas.

De acordo com Blanca Patricia Ulate Bernal, a vereadora que propôs a proibição, o dinheiro das multas irá para um instituto de mulheres em Chihuahua e para um abrigo confidencial de mulheres.

Em uma publicação no Facebook, Ulate Bernal apontou que a lei se aplica a shows e outros eventos na cidade que exigem uma autorização municipal e informou que o objetivo é ajudar as mulheres a terem o direito de “desfrutar de uma vida livre de violência”.

Proibições de músicas no México

A nova lei foi aprovada cerca de um mês após o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador ter criticado um gênero musical chamado corridos tumbados, uma variação do gênero tradiconal local corridos com influência de Trap reconhecida principalmente pelo movimento do artista Natanael Cano, por supostamente enaltecer traficantes de drogas e violência.

Até o momento, no entanto, não há qualquer proibição envolvendo o gênero em questão. Já em Chihuahua, por sua vez, a lei recém-anunciada não é exatamente novidade, uma vez que o estado já proibiu músicas com base em seus conteúdos anteriormente.

Em 2012, a banda Los Tigres del Norte foi banida por apresentar narcocorridos, ou canções dedicadas a narcotraficantes. As autoridades justificaram a proibição citando a violência causada pelas drogas e também multaram os organizadores do show em 20.000 pesos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!