Fãs de Rock elegem a melhor música acústica de todos os tempos
Imagens: Reprodução

As bases do Rock como o conhecemos hoje foi formada após o surgimento da guitarra elétrica, mas isso não quer dizer que o violão deixou de ser usado.

Muito pelo contrário – até as bandas mais pesadas têm belas baladas acústicas, arranjos dedilhados e um som “clean”, desde os “Crossroad Blues” de Robert Johnson até o hit de luau “Wonderwall”, do Oasis.

Pensando nisso, a revista especializada Total Guitar pediu para que seus leitores escolhessem a melhor faixa acústica de Rock de todos os tempos — e, para a surpresa de todos, o mega hit lançado pelos britânicos em 1995 não apareceu nem entre os cinco primeiros lugares.

A escolhida pelos fãs para liderar a lista foi um dos grandes clássicos do estilo, que inclusive costuma ser citada como a maior música de Rock da história, ponto. Mas nem por isso a decisão deixou de gerar polêmica…

Led Zeppelin no topo

O Led Zeppelin lançou “Stairway to Heaven” em 1971, no álbum Led Zeppelin IV. Nos primeiros quatro minutos, a música é guiada pelo riff icônico tocado no braço “limpo” da guitarra dupla de Jimmy Page e isso foi suficiente para vencer a eleição em questão.

Depois, como todo mundo sabe, a música explode para um dos maiores solos já feitos e com bastante distorção. Ainda assim, a melodia inicial é uma das primeiras coisas que um guitarrista – ou violonista – aprende quando quer conhecer o instrumento.

E aí, valeu ou não valeu?

Top 5 melhores músicas acústicas de Rock

O segundo lugar da lista da Total Guitar ficou com “Wish You Were Here” do Pink Floyd, o terceiro com “Hotel California” dos Eagles, o quarto com “Tears In Heaven” de Eric Clapton e a quinta posição com “Blackbird”, dos Beatles.

Em tempo, o TMDQA! preparou uma reportagem especial de 50 anos do clássico “Stairway to Heaven” contando toda a polêmica história da faixa, e você pode ler clicando aqui. Ouça a música no vídeo logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: Melhor de todos? Acústico MTV de Rita Lee teve Titãs, cover de Raul Seixas e beijo em Milton Nascimento

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!