Seu Jorge em 2010
Foto de Seu Jorge via Shutterstock

Nas últimas semanas, as mortes decorrentes da febre maculosa têm chamado a atenção dos brasileiros e muitos ficaram preocupados com a saúde do icônico cantor Seu Jorge.

Isso porque o músico fez um show na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, no início de junho — exatamente onde estava um casal que faleceu vítima de complicações da doença algum tempo depois, bem como uma mulher que está com suspeita da doença e que foi ao show de Seu Jorge.

Com a repercussão da notícia, o cantor e sua equipe enviaram uma nota ao jornal Metrópoles tranquilizando os fãs sobre o estado de saúde de Seu Jorge. A equipe informou:

A saúde do Seu Jorge e de sua equipe está preservada e ninguém apresentou qualquer tipo de sintoma. Em vista disso, gostaríamos de reforçar que o cantor seguirá realizando sua agenda de shows normalmente.

Vale lembrar ainda que algumas pessoas que estiveram na Feijoada do Rosa, evento que aconteceu antes do show de Seu Jorge, também foram diagnosticadas com a doença transmitida pelo carrapato estrela. A gente fica feliz pela saúde do cantor!

Gusttavo Lima tem show marcado em local contaminado por febre maculosa

Dos cinco casos suspeitos, o Instituto Adolfo Lutz confirmou que três das mortes que ocorreram no dia 8 de junho foram causadas pela febre maculosa.

A Secretaria de Saúde de Campinas acredita que a contaminação tenha ocorrido no próprio estacionamento da Fazenda Margarida. Atendendo às recomendações da prefeitura, o local anunciou que ficará 30 dias sem funcionar.

Gusttavo Lima tem um show marcado na fazenda no dia 21 de julho, mas até o momento não foi anunciada nenhuma troca de local ou remarcação do show.

Transmissão da febre maculosa

A febre maculosa é classificada como uma doença infecciosa, e suas complicações na saúde podem levar à morte.

Por provocar febre, dor no corpo, falta de apetite e manchas vermelhas, muitas pessoas estão confundindo a doença com leptospirose e dengue, de acordo com o infectologista Marcelo Simão, líder do serviço de moléstias infecciosas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A doença é transmitida pelo carrapato estrela, que precisa ficar fixado na pele da pessoa por pelo menos quatro horas para contaminá-la. Não há transmissão de pessoa para pessoa.

O diagnóstico da doença é feito através de exame de sangue e pelo histórico de visitação a áreas endêmicas ou contato com carrapatos. O tratamento é feito com antibióticos específicos e deve ser iniciado rapidamente.

Fique atento aos sintomas e busque ajuda médica para tirar qualquer dúvida!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!