Marcelo D2 mergulha nas raízes da cultura popular brasileira e celebra escolas de samba no novo disco "IBORU"; ouça agora

Marcelo D2 liberou nas plataformas seu novo disco "IBORU", que chega junto com o anúncio do show de lançamento em São Paulo. Ouça e veja detalhes!

Marcelo D2
Crédito: Rodrigo Ladeira

Nesta quarta-feira (14), Marcelo D2 liberou em todas as plataformas digitais seu novo disco, IBORU, que chega junto com o anúncio do show de lançamento na Audio, em São Paulo, em 16 de Junho.

O 9º trabalho de estúdio do rapper apresenta 16 faixas e o título do álbum, traduzido livremente do Yoruba, significa “que sejam ouvidas as nossas súplicas”. Há dois anos, vale lembrar, D2 se iniciou no Ifá, religião de matriz africana, e a prática religiosa claramente influenciou sua arte.

O disco mergulha nas tradições do samba de terreiro e conta com participações de artistas como Zeca Pagodinho, Xande de Pilares, Alcione, Mumuzinho, B Negão, Mateus Aleluia e a banda Metá Metá, além de incorporar samples dos saudosos Romildo e Monarco, compositores de escolas tradicionais do Rio de Janeiro como Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela.

O registro traz também composições de nomes de diferentes gerações do samba, incluindo Moacyr Luz, Diogo Nogueira, Marcelinho Moreira, João Martins, Inácio Rios, Arlindinho e Marcio Alexandre. O trabalho conjunto com o historiador e escritor Luiz Antonio Simas em duas músicas ainda evidencia a busca de Marcelo por aprofundar suas raízes na cultura popular brasileira.

Ouça IBORU e veja mais informações sobre o show de lançamento ao final da matéria!

Marcelo D2 lança novo álbum IBORU

Dividido em três atos, IBORU convida o ouvinte a mergulhar na “ancestralidade de futuro” – conceito que permeia o álbum e o novo momento criativo e de vida do artista.

Em 28 de Junho, haverá a estreia do do curta-metragem homônimo roteirizado por D2 e codirigido com Luiza Machado. O filme é uma realização da PUPILA DILATADA e, assim como o disco, integra o multiverso do artista, unindo Samba, Rap, Cinema, artes plásticas, dança, história e fé.

O curta ficcional conta a história de um encontro entre os ainda jovens Pixinguinha, João da Baiana e Clementina de Jesus, em 1923. Já aguardamos!

LEIA TAMBÉM: Marcelo D2 lança vídeo-mixtape de show no Cacique de Ramos: “realização de um sonho”

Serviço – Show de lançamento
“IBORU, que sejam ouvidas nossas súplicas”
Marcelo D2 e um Punhado de Bamba

Local: Audio
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694, São Paulo
Data: 16 de junho
Horário: 22h
Ingressos: a partir de R$ 80 reais (pista)
Vendas: site Audio
Classificação: 18 anos