Foo Fighters apresenta música inédita aos fãs; confira a performance de “Nothing At All”
Reprodução/YouTube

Música que fecha o novo álbum do Foo Fighters, “Rest” tem toda a cara do Emo: uma letra confessional sobre luto e uma bela levada com a guitarra “clean”, que se transforma em uma explosão de distorção no final que remete a bandas como o Brand New.

Essa relação da banda com o Emo não é por acaso. O próprio Dave Grohl já disse ser fã do estilo, e o baixista Nate Mendel já integrou o Sunny Day Real Estate, grupo considerado um dos pioneiros do estilo.

Abaixo, separamos três motivos que explicam por que o Foo Fighters recorreu abertamente ao Emo para encerrar But Here We Are, álbum mais significativo da carreira da banda.

3 influências Emo em “Rest”, do Foo Fighters

Rites of Spring

Em uma entrevista em 2007, Dave Grohl falou sobre o período em que morou na capital americana, Washington D.C., na adolescência. Nessa mesma época, a cena Hardcore local vivia um renascimento com o movimento Revolution Summer, que contava com letras mais sentimentais.

Um dos principais representantes dessa revolução era Rites of Spring, e o vocalista do Foo Fighters esteve no primeiro show da banda (via Punk News):

Em meados dos anos 80, em Washington, a cena Hardcore mudou do que era – Bad Brains, Minor Threat, Dead Kennedys e MDC – para um monte de bandas novas como Rites of Spring. Todo mundo começou a definir aquilo como Emo-core. Então eu fui ao primeiro show do Rites of Spring, e aquilo foi uma revelação. Eu nunca tinha ouvido nada como aquilo, foi uma experiência realmente emotiva.

Apesar disso, Dave destacou que tanto ele quanto as bandas da época não necessariamente gostavam do rótulo. Válido!

Ian MacKaye

O líder do Foo Fighters nunca escondeu seu amor pelo Punk, especialmente pelas bandas que ele mesmo citou acima. Um dos maiores ícones dessa época era o vocalista do Minor Threat, Ian MacKaye.

Após o fim da banda, o cantor ficou conhecido pelo Fugazi. Mas nesse meio tempo, MacKaye formou o Embrace, que também flertava com o Revolution Summer e o Emo-core, e Dave Grohl também já citou como influência.

Continua após o vídeo

Sunny Day Real Estate

Por fim, a referência mais clara: Nate Mendel, baixista do Foo Fighters, entrou na banda depois de deixar o Sunny Day Real Estate, banda responsável por introduzir estruturas mais complexas e melódicas de guitarra ao Hardcore.

William Goldsmith, que foi baterista dos Foos entre 1994 e 1997, também tocou no SDRE. Junto com nomes como Jimmy Eat World e Mineral, a banda é considerada precursora do Emo como o conhecemos hoje.

É claro que “Rest” tem muitas outras influências, tanto dentro desse estilo quanto de outros gêneros como o Shoegaze, mas fica difícil não associar essa belíssima música à pegada mais tradicional do Emo.

De agora em diante, duvido você ouvir “Rest” sem considerá-la uma música Emo!

LEIA TAMBÉM: 10 trechos de letras do novo disco do Foo Fighters que nos fizeram chorar

Foo Fighters – “Rest”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!