Tom Morello e a
Foto via Equipboard

Tom Morello gerou uma discussão daquelas na internet depois de ter publicado uma citação antinazista nesta semana.

Através de sua conta do Twitter, o guitarrista do Rage Against The Machine compartilhou uma imagem que traz uma frase que já se popularizou bastante por aqui:

Ditado alemão: se 9 pessoas se sentam à mesa com 1 nazista sem protestar, há 10 nazistas à mesa.

A frase tem um sentido semelhante à famosa citação do ativista anti-apartheid Desmond Tutu, que diz que “se você é neutro em situações de injustiça, escolheu o lado do opressor”, e acabou tendo uma repercussão muito grande e chegando até os perfis conservadores na rede social, que passaram a atacar e tentar distorcer o posicionamento do guitarrista.

Tom Morello é atacado por conservadores por mensagem antinazismo

Entre as diversas críticas feitas ao músico, o jornalista e comentarista Tim Pool compartilhou a publicação de Morello apontando que a citação mostra que o guitarrista tem suas próprias tendências fascistas:

Uau, eu não esperava que Tom Morello se tornasse um fascista. Meio chato.

Em seguida, um usuário rebateu a colocação de Poll, ressaltando que essa não é a primeira (e provavelmente nem a última) vez que alguém parece ter deixado passar batida toda a mensagem das músicas do RATM:

Pessoas de direita fazendo isso a cada dois meses com o Rage Against the Machine é como continuar a cair em uma pegadinha onde você corre para um túnel falso pintado na parede.

Será que um dia eles entendem?

Guitarrista do Rage Against the Machine e antinazismo

Vale lembrar que, além de todo seu ativismo constante nas redes sociais e através das músicas do Rage Against the Machine, Tom Morello incluiu algumas mensagens políticas bem fortes em shows de 2019, durante sua turnê solo de divulgação do disco The Atlas Underground (2018).

Na época, Morello exibiu no telão do show a frase “Nazi lives don’t matter” (“Vidas nazistas não importam”), uma alteração da frase “Black lives matter” (“Vidas negras importam”). Te contamos mais detalhes aqui.

Tom Morello no Brasil

Enquanto tudo isso acontece nas redes sociais, o músico desembarca no Brasil nesta sexta-feira (2) para se apresentar no Best of Blues and Rock, que acontece na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

O integrante do RATM também irá encerrar a programação da 10ª edição do evento no domingo (4). Confira aqui outros quatro guitarristas incríveis que também vão integrar a programação do festival e garante seu ingresso!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!