Notícias

Mais da metade dos discos de vinil vendidos em 2023 nos EUA são de Rock

A newsletter Stream and Destroy! trouxe uma informação para empolgar qualquer fã de Rock e dos discos de vinil.

Embora seja cada vez mais comum afirmarem que o gênero morreu, a publicação apontou que mais da metade dos álbuns comercializados nesse formato nos Estados Unidos em 2023 foram de artistas e bandas de Rock.

Advertising
Advertising

Segundo a avaliação, 56% de todos os discos de vinil vendidos na indústria dentro dos EUA foram títulos de Rock (1,01 milhão de 1,8 milhão) e, no acumulado do ano, o gênero representou 54% de todos os álbuns vendidos no formato (8,7 milhões de 16,2 milhões).

Para chegar ao resultado, a Stream and Destroy! coletou uma tonelada de dados de vendas no Record Store Day, evento anual inaugurado em 2007 para “celebrar a cultura da loja de discos de propriedade independente”.

A conclusão do trabalho indicou ainda que o RSD 2023 deu às lojas independentes seu maior impulso em 15 anos, com um recorde da era moderna de 1,4 milhão de álbuns de vinil vendidos na semana em questão.

Legal, hein?

Linkin Park lidera nomes do Rock mais ouvidos no Spotify

A newsletter também revelou quais são as bandas de Rock mais ouvidas no Spotify atualmente e o Linkin Park ficou com a melhor colocação, ocupando a posição de número 50 no ranking geral quando se considera todos os gêneros musicais.

Na sequência, aparecem o Queen (posição 70), Metallica (posição 86), Red Hot Chili Peppers (posição 114) e Nirvana (posição 144).

LEIA TAMBÉM: Lendário baterista ouve Linkin Park pela primeira vez e toca “Numb”

Published by
Gabriel von Borell