Foo Fighters -
Divulgação

Faltando poucos dias para o lançamento de But Here We Are, que chega às plataformas no dia 2 de Junho, o Foo Fighters acaba de lançar “The Teacher”, nova prévia do trabalho que já chega com o título de música mais longa da carreira da banda.

Resgatando uma sonoridade próxima ao aclamado disco Wasting Light, dessa vez se apresentando de uma maneira ainda mais densa e aprofundada, a canção serve como base para um grande desabafo de Dave Grohl sobre a perda de sua mãe, Virginia, que faleceu poucos meses após Taylor Hawkins.

Confirmando o palpite que tivemos por aqui, “The Teacher” é realmente uma das músicas mais emocionantes do novo disco, se somando a “Show Me How” como a mais intensa sentimentalmente até agora, ainda que “Rescued” e “Under You” também tenham seus valores de outras maneiras.

“The Teacher” e o desabafo de Dave Grohl sobre a perda da mãe

Na letra da nova música, Dave parece conversar consigo mesmo sobre a passagem do tempo e a urgência de estar vendo alguém que você ama morrer:

  • Hurry now boy, time won’t wait / The here and the now will separate / There are some things you cannot choose / Soul and spirit movin’ through (Corra agora garoto, o tempo não vai esperar / O aqui e o agora vão se separar / Há algumas coisas que você não pode escolher / Alma e espírito se movendo)
  • Try and make good with the air that’s left / Countin’ every minute, livin’ breath by breath (Tente fazer valer todo o ar que sobrou / Contando cada minuto, vivendo uma respiração por vez)

Ao mesmo tempo, faz uma metáfora com o fato de Virginia ter sido professora por boa parte de sua vida, colocando-a também como alguém que lhe ensinou a viver. Ainda assim, mesmo com todos os ensinamentos dados, Dave mostra que não conseguiu aprender a se despedir:

  • You showed me how to breathe, never showed me how to say goodbye / You showed me how to be, never showed me how to say goodbye / Every page turns, it’s a lesson learned in time (Você me mostrou como respirar, nunca me mostrou como dizer adeus / Você me mostrou como ser, nunca me mostrou como dizer adeus / Toda página vira, é uma lição que o tempo ensinou)

Ao final da música, enquanto a parte instrumental atinge seu auge de peso e dinâmica, Grohl usa seus tradicionais vocais rasgados para dizer adeus àquela que lhe deu a vida e que foi tão companheira quanto possível. Uma belíssima e mais do que merecida homenagem!

Clipe de “The Teacher”

Para o clipe de “The Teacher”, o Foo Fighters contou com o diretor Tony Oursler, que já trabalhou com David Bowie e é conhecido por seu trabalho que abrange vídeo, escultura, instalações, performance e pintura desde o final dos anos 1970.

Com efeitos psicodélicos organizados em um conjunto lindo e desorientado de arranjos, imagens emotivas e não lineares, o vídeo ainda reúne filmagens da adolescência de Dave Grohl, dando um tom mais pessoal à produção que casa muito bem com a proposta da nova música.

Confira a seguir!

Foo Fighters – “The Teacher”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!