Andy Rourke, baixista do The Smiths
Reprodução/Twitter

Nesta sexta-feira (19), o mundo da música recebeu mais uma triste notícia. Andy Rourke, icônico baixista do The Smiths, faleceu aos 59 anos de idade em decorrência de um câncer de pâncreas.

Sem dúvidas um dos maiores em sua profissão na história, Andy ficou conhecido por um estilo totalmente único com suas linhas de baixo. Não à toa, suas contribuições para as músicas do The Smiths foram sempre elogiadas pelos ex-colegas de banda Morrissey e Johnny Marr, mesmo após o fim precoce e conturbado do grupo.

Após seu falecimento, aliás, Morrissey voltou a reforçar a potência de Rourke e disse até mesmo que ele “nunca soube do próprio poder”, ressaltando que suas ideias musicais eram únicas e distintas de todo o resto. Algo fácil de provar, já que inúmeras músicas do The Smiths possuem linhas facilmente reconhecíveis e que ficaram eternizadas na história da música.

Andy Rourke

Sem dúvidas influenciando toda uma geração de baixistas que passaram a dar mais destaque ao instrumento dentro do cenário Indie e Alternativo, Andy Rourke foi um ícone verdadeiramente inesquecível e seu legado continuará vivo por muitos e muitos anos.

Para celebrá-lo e lembrar de toda a sua potência, separamos por aqui 5 linhas de baixo essenciais para qualquer fã de The Smiths ou do instrumento de quatro cordas. Obrigado por tudo, Andy!

5 linhas de baixo inesquecíveis de Andy Rourke com o The Smiths

“Barbarism Begins at Home”

“Rusholme Ruffians”

“The Headmaster Ritual”

“This Charming Man”

“This Night Has Opened My Eyes”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!