Similaridades entre Forró da Lua Cheia e Burning Man
Imagens: Divulgação

Com novos festivais de música e arte surgindo todos os anos, precisamos tirar o chapéu para eventos que acontecem há quase 40 anos. É o caso do Forró da Lua Cheia, no Brasil, e do Burning Man, nos Estados Unidos.

O festival americano é um dos mais famosos do planeta por sua proposta diferenciada. Ele acontece desde 1986 no meio do deserto de Black Rock, em Nevada, e os participantes são encorajados a aproveitarem ao máximo essa conexão com a natureza.

Isso significa que o público é o artista. As pessoas costumam frequentar o Burning Man com os corpos pintados, carros decorados e barracas enfeitadas, além de realizarem performances artísticas elas mesmas.

Este ano, o festival vai acontecer entre 27 de agosto e 4 de setembro, e já foram selecionadas pela internet 75 instalações artísticas – geralmente peças artesanais, gigantes e cheias de luzes – sendo 13 de pessoas comuns de fora dos Estados Unidos.

Mas, antes disso, o Brasil terá o seu próprio “festival colaborativo”, o tradicional Forró da Lua Cheia!

Continua após o vídeo

Forró da Lua Cheia

O Forró da Lua Cheia começou antes mesmo do Burning Man, em 1983, como uma Festa Junina entre amigos. Entre 8 e 11 de junho de 2023, o evento fará sua 31ª edição como festival multicultural, ainda mantendo o DNA de aproximar as pessoas que participam.

Ele também acontece em meio à natureza, a 1.200 metros de altitude nas montanhas de Altinópolis, no interior de São Paulo. A proposta também é que o público se hospede no local em barracas de camping, motorhomes ou chalés – incluso no preço do ingresso.

Além de 350 oficinas com temas diversos, uma programação infantil, festas na piscina e em volta da fogueira, o Forró da Lua Cheia também terá muita música nacional!

O line-up de peso conta com 14 Bis, Ney Matogrosso, Natiruts, Black Alien, Marina Sena, Daniela Mercury, Siba, Marcelo Falcão e muito mais, com destaque para a diversidade – 50% dos artistas são homens e 50% mulheres.

Por isso, se você sempre quis ir ao Burning Man, ou se está procurando um festival diferente aqui no Brasil, a dica está dada! Os ingressos para o Forró da Lua Cheia estão disponíveis no site da Ingresse.

LEIA TAMBÉM: 10 motivos que fazem do Forró da Lua Cheia um dos festivais mais legais de 2023

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!