Johnny Rzeznik (Goo Goo Dolls) no Rock In Rio
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Quem não conhece a carreira do Goo Goo Dolls provavelmente pensa que a banda se resume a hits chicletes influenciados pelo grande consumo de música Pop ao redor do mundo.

No entanto, nem sempre foi assim. No final dos anos 1980, quando o grupo do vocalista John Rzeznik surgiu, o Goo Goo Dolls fazia um som completamente Punk e que não deixava a desejar para qualquer um que curtisse o gênero rebelde.

De lá para cá, é bem verdade, a sonoridade da banda foi se alterando, talvez pelas pressões impostas pela indústria e o sufocamento das gravadoras.

Ainda assim, em meados dos anos 1990, o grupo ainda conseguia entregar faixas potentes de Rock Alternativo com influência do Punk, como a ótima “Long Way Down”.

Continua após o vídeo

O ápice desse processo aconteceu quando o Goo Goo Dolls compôs a balada “Iris” especialmente para a trilha sonora da comédia romântica Cidade dos Anjos (1998), estrelada por Nicolas Cage e Meg Ryan.

A partir daí, e após o estrondoso sucesso comercial do filme, o grupo americano alcançou todos os cantos do mundo e chegou a ser rotulado, erroneamente, de one hit wonder (“banda de um sucesso só”, em português).

Quem não conhece “Iris”, não é mesmo? Apesar disso, o Goo Goo Dolls tem muito mais a oferecer ao público, principalmente se olharmos para trás. Nesse sentido, é importante citar o álbum de estreia autointitulado do grupo.

Continua após o vídeo

Goo Goo Dools começou a carreira no Punk Rock

Lançado em 1987, o disco – que você pode conferir ao final da matéria – apresentou petardos como “Living In A Hut”, “Hard Sores”, “Scream” e “Slaughterhouse”.

Outros discos do GGD que carregam bastante a aura do Punk são Jed (1989) e Hold Me Up (1990). Que tal investir nessas raridades quase desconhecidas? Dê o play logo abaixo!

Goo Goo Dolls estará no Best of Blues and Rock

Em Junho, o Goo Goo Dolls desembarcará no Brasil para se apresentar no festival Best of Blues and Rock, que também trará nomes como Tom Morello, Buddy Guy, Steve Vai e uma variedade de atrações nacionais.

O evento que comemora dez anos de existência em 2023 acontecerá na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 2, 3 e 4 de Junho, e você pode adquirir ingressos aqui.

LEIA TAMBÉM: Festival Best of Blues and Rock 2023 divulga horários dos shows

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!