Forró da Lua Cheia 2023

Falta menos de um mês! Um dos festivais mais legais de 2023 está chegando: a especialíssima 31ª edição do Forró da Lua Cheia, evento que mistura música, cultura e arte em meio à natureza na paisagem linda de Altinópolis, interior de São Paulo.

Serão 80 horas ininterruptas de shows e atividades entre os dias 8 e 11 de junho, pleno feriado prolongado de Corpus Christi. Os ingressos incluem os quatro dias de camping ou outras opções de hospedagem como chalés e trailers.

Tudo isso para assistir a um line-up nacional de peso, com muita diversidade de estilos e de gênero – 50% dos artistas são homens e 50% mulheres. Entre eles estão nomes como Ney Matogrosso, Marina Sena, Natiruts, Daniela Mercury, Black Alien, Marcelo Falcão e Luedji Luna.

Para dissecar tudo isso, o TMDQA! preparou uma lista com 10 razões pelas quais você precisa viver a experiência diferente do Forró da Lua Cheia, que ainda terá oficinas, festas na piscina, intervenções artísticas e uma programação infantil.

Confira os motivos abaixo, e para garantir o seu ingresso basta acessar o site da Ingresse, que tem pacotes incluindo vagas para veículos, pontos de energia e aluguel de barracas. Mais informações estão disponíveis no site do festival.

10 motivos para experimentar o Forró da Lua Cheia

Marina Sena apresentando Vício Inerente

Uma das cantoras mais aclamadas da nova geração levará um show especial ao Forró da Lua Cheia. Marina Sena acaba de lançar seu segundo álbum, Vício Inerente, em que está cada vez mais segura de si ao misturar Pop com Trap, Reggaeton e R&B.

Além de mostrar sua nova fase, a cantora vai celebrar hits do disco De Primeira (2021) como “Por Supuesto”, “Voltei pra Mim” e “Me Toca”. Aliás, o  TMDQA! entrevistou Marina Sena recentemente e, no papo, você pode ter uma ideia do que esperar da apresentação.

Lendas da música brasileira presentes

Depois de um show marcante no Forró da Lua Cheia em 2019, Ney Matogrosso está de volta como headliner na edição de 2023. Mas ele não é o único com status de lenda da MPB presente no line-up.

O festival terá a voz e o carisma inigualáveis de Elba Ramalho, uma das maiores intérpretes do nosso Samba, além de Leci Brandão e ninguém menos que a Rainha da Ciranda, Lia de Itamaracá.

Do Forró ao Rap em 80 horas

É claro que o tradicional ritmo pernambucano que dá nome ao festival estará muito bem representado, com grupos tradicionais e bandas de vanguarda que estão ligadas ao estilo, como Academia da Berlinda, Siba, Lamparina, Mestrinho e Pé de Cerrado.

Mas o Forró da Lua Cheia se destaca pela variedade de gêneros no cartaz, a exemplo do 14 Bis representando o melhor do Rock nacional, Black Alien e Larissa Luz trazendo a força do Rap, o Natiruts com seu Reggae power e Anelis Assumpção mostrando as misturas da nova MPB.

Estrutura incrível sem perder clima de fazenda

Mesmo com essa escalação incrível, ainda dá pra dizer que o grande diferencial do Forró da Lua Cheia é a estrutura. O evento acontece no Hotel Fazenda Vale das Grutas, que fica a 1.200 metros de altitude nas montanhas paulistas.

O público vai passar o feriadão em um espaço com chalés, restaurantes, piscinas (com direito a pool parties) e camping (com direito a fogueira todas as noites). Serão seis palcos por onde vão passar 100 atrações musicais e 350 oficinas.

É importante também ressaltar que o evento conta com segurança 24h, além de posto médico e salva-vidas disponíveis a todo momento, sanitários com manutenção 24h e uma grande quantidade de banheiros e vestiários de alvenaria com chuveiros aquecidos.

Espaço Forrozinho é diversão para toda a família

Um ambiente desses, com arte em meio à natureza, é muito propício para levar toda a família, incluindo os pequenos. O Espaço Forrozinho terá atividades para que as crianças possam interagir, aprender e aflorar a criatividade.

A programação inclui oficinas de plantio em uma mini horta, contação de histórias, confecção de pipas e atividades físicas como queimada. O horário será das 9h às 18h de quinta a sexta, e 9h às 12h no domingo.

Excursões de várias partes do Brasil

Se você mora em outras cidades no interior de São Paulo, na capital paulista ou mesmo em outros estados, não tem problema. O Forró da Lua Cheia reúne em seu site contatos de excursões que partem de várias partes do Brasil.

Tem caravanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Cuiabá, Brasília, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Uberlândia, Araraquara, Campinas, Sorocaba e muito mais. Basta enviar uma mensagem e garantir o seu lugar nesse festival que vai movimentar o Brasil inteiro — afinal de contas, todas as regiões do nosso país estão representadas na escalação do Forró!

Experiência de camping

Já mencionamos que os quatro dias de hospedagem em camping estão inclusos no valor de ingresso, né? Mas, mesmo se você não tem experiência nesse tipo de aventura, irá encontrar todo o conforto no local.

O festival proporciona um serviço chamado “ready camping”, em que você pode alugar uma barraca já montada em local apropriado para curtir todas as atrações. Isso sem falar no que já comentamos acima de oferecer toda a estrutura de banheiros e vestiários para você poder ficar confortável!

Blues do Amanhecer

Todos os anos, a organização do Forró da Lua Cheia realiza uma festa especial que vai do início da noite até o nascer do sol ao som do bom e velho Blues Rock, o famoso Blues do Amanhecer.

Dessa vez, os responsáveis pela música serão o cantor americano Alabama Mike e o duo The Simi Brothers, formado pelos guitarristas brasileiros Danilo e Nicolas Simi.

Observatório astronômico

Os 1.200 metros de altitude do Hotel Fazenda Vale das Grutas proporcionam uma das melhores condições para observação do céu e das estrelas em São Paulo.

Pensando nisso, o festival recebe o projeto Astronomia Para Todos, da cidade vizinha de Batatais, que oferece lunetas, telescópios e informações para que toda a família possa conhecer melhor o nosso sistema solar.

Comida boa não vai faltar

Todo bom festival tem que ter boa comida. Sabendo disso, o Forró da Lua Cheia terá dois estaurantes com comidas típicas da fazenda, além de uma Barraca Junina com comidas e bebidas típicas dessa época do ano.

Haverá ainda uma praça de food trucks com diversas opções, incluindo refeições vegetarianas e veganas, e diversos bares espalhados pelo evento. Imperdível!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!