Eddie Munson, personagem de Joseph Quinn em Stranger Things

Em meio à importante greve dos roteiristas, artistas como Joseph Quinn, o Eddie Munson de Stranger Things, demonstraram seu apoio às manifestações durante o MTV Movie & TV Awards 2023.

O evento, que homenageia os favoritos dos fãs, tradicionalmente é transmitido ao vivo, mas a cerimônia deste ano foi cancelada por conta da grande greve da indústria.

A alternativa encontrada pelos organizadores foi exibir neste domingo (7) vídeos pré-gravados dos vencedores das categorias e momentos de edições anteriores da premiação — tudo isso acompanhado pela narração de uma voz masculina sem identificação, depois que Drew Barrymore cancelou sua participação como anfitriã em solidariedade à greve.

Tornando o evento uma decepção para os fãs, de certa forma, o portal Jezebel indica que apenas cerca de seis celebridades enviaram discursos de aceitação para serem exibidos ao longo da premiação.

Apesar de nem todos os artistas terem se manifestado sobre os protestos, alguns deles incluindo Jennifer Coolidge, Pedro Pascal e o próprio Joseph decidiram aproveitar o espaço para apoiar a luta do Writers Guild of America (WGA – Sindicato de Roteiristas da América).

Greve de roteiristas em Hollywood

A paralisação dos escritores de Hollywood teve início na última terça-feira (2) depois que a WGA não teve sucesso em negociações com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão.

Entre as exigências feitas pelo sindicato está a reivindicação por um salário mínimo mais alto, condições dignas de trabalho e compensação compatível na era do streaming.

Além disso, uma das lutas da WGA é para que o uso da inteligência artificial seja regulamentado e que não utilizem do recurso ou de qualquer tecnologia semelhante para criar roteiros usando produções já existentes dos roteiristas. Um tweet da WGA aponta:

É importante observar que o software de IA não cria nada. Gera uma regurgitação do que é alimentado. Se for alimentado com conteúdo protegido por direitos autorais e de domínio público, ele não poderá distinguir entre os dois. O que ele produz não é elegível para proteção de direitos autorais, nem um programa de software IA pode assinar um certificado de autoria. Pelo contrário, o plágio é uma característica do processo de IA.

Joseph Quinn (Stranger Things) defende manifestações

Como falamos acima, Joseph Quinn, conhecido como o queridíssimo Eddie Munson de Stranger Things, fez questão de enaltecer a luta dos roteiristas durante seu discurso de aceitação pelo prêmio de Artista Revelação.

Depois de falar sobre o apoio dos fãs e confessar que teve um pouco de “medo” da reação deles com o personagem da série da Netflix, o ator acrescentou:

Não acho que as pessoas se conectariam com um personagem como Eddie ou outros no universo Stranger Things sem uma escrita compassiva, inteligente e de qualidade. Ser roteirista é um trabalho árduo e merece respeito, e acho que quanto mais nos respeitamos, podemos cultivar uma atitude mais gentil e inclusiva. Mais ambiente de colaboração… para todos. Isso não seria ótimo?

O posicionamento de Quinn surge após os criadores de Stranger Things, Ross Duffer e Matt Duffer, anunciarem que a produção da quinta temporada da aclamada série está paralisada até que as negociações com a WGA sejam finalizadas. Em um tweet, eles declararam:

Duffers aqui. O processo de escrita não acaba quando as filmagens começam. Embora estejamos ansiosos para iniciar a produção com nosso incrível elenco e equipe, não é possível durante esta greve. Esperamos que um acordo justo seja alcançado em breve para que todos possamos voltar ao trabalho. Até então – câmbio e desligo.

Você pode conferir no vídeo abaixo o discurso completo de Joseph Quinn.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!