Kirk Hammett tocando a lendária guitarra
Foto via Wikimedia Commons

Quando você pensa em Kirk Hammett, muito provavelmente já é transportado para seus solos icônicos de guitarra e os riffs poderosos e barulhentos que marcaram sua carreira. No entanto, o músico do Metallica tem diversas influências e um apreço muito grande pelo Rock clássico, como demonstrou na prática ao comprar uma guitarra lendária.

Já faz algum tempo que Kirk se tornou dono da “Greeny”, uma Gibson Les Paul Standard de 1959 que tem até sua própria página na Wikipedia de tão famosa que se tornou. O nome engana: a guitarra não é verde, mas pertenceu a Peter Green, um dos fundadores do Fleetwood Mac.

Das mãos de Green, o instrumento foi vendido para Gary Moore, que fez parte do Thin Lizzy — influência tão grande para o Metallica que já até apareceu em covers feitas pela banda. Moore precisou se desfazer da guitarra por conta de problemas financeiros lá em 2006 e, após alguns anos nas mãos de colecionadores, “Greeny” chegou até Hammett pelo “modesto” preço de quase R$10 milhões.

Kirk Hammett e a lendária guitarra de quase R$10 milhões

Em uma entrevista recente, o guitarrista explicou o motivo de ter pagado tão caro por um instrumento mesmo tendo como filosofia nunca gastar essa quantia absurda com nada:

O dono, Manny Hughes, veio até em mim passando por um aperto financeiro. E eu disse a ele: ‘Eu não vou comprar uma guitarra de 2 milhões de dólares’. E ele disse: ‘Não é 2 milhões de dólares! Isso é balela!’, de um jeito bem britânico. Então, ele a trouxe ao meu hotel e eu a liguei no amplificador e, literalmente dentro de 30 segundos, eu disse: ‘Você não vai pegar essa guitarra de volta’.

E a lenda — e há uma lenda ligada a ela — é que Peter Green a comprou em 1965. E Peter Green é um cara que formou o Fleetwood Mac, e foi nessa guitarra que ele escreveu ‘Black Magic Woman’, ‘Oh Well’, ‘Albatross’, ‘Green Manalishi’, entre várias outras músicas. E aí, em 1971, ele a vendeu para Gary Moore por tipo 150 dólares e, então, o Gary Moore a teve pelos próximos 30 anos e a tocou em alguns dos discos do Thin Lizzy, incluindo o meu álbum preferido do Thin Lizzy, ‘Black Rose’.

E a ‘Greeny’ tem um som realmente único. Ela é conhecida por dois sons: o som do captador do braço, bem ‘xaroposo’, e com muito ‘sustain’; e também pela posição do meio, [porque] ela soa fora de fase. E, por estar fora de fase, ela soa como uma Fender Stratocaster. E Les Pauls não devem soar como Fenders! Mas essa guitarra soa, quando está na posição do meio, e isso foi tão único pra mim. Tanto que eu disse ao cara: ‘Você não vai pegar essa guitarra de volta. Eu te dou o que você quiser, mas eu vou ficar com isso’. Eu senti a energia e a magia dessa guitarra imediatamente.

Ela é inseparável agora, a ponto de que eu durmo com ela literalmente do meu lado, não importa onde eu esteja. Eu a trago comigo, a levo para todo lugar, e toco nos shows também.

Kirk Hammett, que no meio da explicação faz algumas demonstrações como você pode ver no vídeo a seguir, ainda termina listando alguns nomes que tocaram nessa guitarra: Jimi HendrixGeorge HarrisonJeff Beck Rory Gallagher. E, segundo ele, esses são só alguns exemplos!

Abaixo, você pode conferir a fala original do guitarrista e também avaliar se os sons são tão especiais assim para justificar o preço. Compraria?

@coldhouse.studio

Kirk Hammett Explains Why He Bought Peter Green’s Old Guitar Greeny #kirkhammett #metallica #petergreen #greeny #lespaul

♬ original sound – studio six

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!