Ouça música criada por IA com voz de Grimes aprovada pela artista
Reprodução/Instagram

Depois de Grimes ter incentivado os internautas a usarem sua voz através de Inteligência Artificial para criarem novas músicas, as primeiras experimentações começaram a ser divulgadas.

Após a cantora e sua equipe terem disponibilizado o Grimes AI-1 Voiceprint, recurso que segundo a descrição pretende ser “a melhor voz pop star autorreplicante do mercado”, algumas faixas já chamaram a atenção da artista.

Uma delas é “In Another Life”, criação da artista pop eletrônica, produtora e compositora Lauren Culjak, também conhecida como Kotomi.

Em entrevista ao portal Gorilla vs Bear, Culjak apontou que, desde que viu o convite de Grimes para criar faixas com IA, sentiu “um desejo urgente de escrever a colaboração com ela que sempre quis fazer”. Contando um pouco mais sobre o processo de criação da música, ela disse:

Comecei a aprender como brincar vocalmente com partes que soassem como ela. A ferramenta é incrivelmente realista quando bem manuseada! Eu amo que ela esteja acolhendo esse tipo de experimentação, e espero que ela goste da música. Normalmente sou um pouco preciosa demais com as músicas que faço, e foi bom escrever e produzir algo em três dias e jogá-la ao mundo.

Como você pode conferir ao final da matéria, “In Another Life” lembra a sonoridade explorada por Grimes em seu segundo disco de estúdio Halfaxa (2010) e no terceiro álbum Visions (2012).

Música de Grimes gerada com IA é aprovada pela cantora

A música criada por Lauren Culjak foi aprovada pela cantora. Além de apontar em um tweet que a faixa é “incrível”, a artista compartilhou em sua conta do Twitter uma publicação que divulgava a nova gravação.

Ao compartilhar a música nas redes sociais, Kotomi agradeceu Grimes pela oportunidade de usar sua voz e declarou: “você é uma visionária”.

Como informado por Grimes anteriormnete, ela pretende dividir “50% dos royalties em qualquer música bem-sucedida gerada por IA” que utilize sua voz.

A artista também afirmou que, mesmo não gostando de impor regras, músicas que fossem “realmente tóxicas” poderiam ser removidas por direitos autorais. Saiba mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!