Tom Morello com o Prophets Of Rage em 2016
Foto de Tom Morello via Shutterstock

Figurinha carimbada na rota dos festivais em São Paulo, o Best of Blues and Rock Festival chega em 2023 com uma proposta ousada para celebrar a sua décima edição, que simboliza um passo enorme para um projeto multiplataforma que, há anos, se tornou capaz de colocar no mesmo palco artistas de Blues, Rock e Jazz e conquistou um público fiel.

Apesar de ter uma belíssima escalação de artistas nacionais para a sua próxima edição, muitos dos olhares estão voltados para os nomes internacionais que irão desembarcar em São Paulo entre os dias 2 e 4 de Junho de 2023 para se apresentar na 10ª edição do Best of Blues and Rock.

Você pode conhecer (ou relembrar) abaixo cinco guitarristas incríveis que estarão presentes no evento. Depois, não deixe de garantir seu ingresso clicando neste link!

Buddy Guy

Buddy Guy em 2016
Foto de Buddy Guy via Shutterstock

O termo lenda pode ser usado muito erroneamente hoje em dia, mas ele definitivamente cabe bem como descrição para Buddy Guy. O guitarrista é sem dúvidas um dos maiores nomes do Blues e prova disso é a sua influência que passa pelas carreiras de outros ícones como Eric Clapton, Jimi Hendrix, Jimmy Page e Keith Richards, só para citar alguns dos que já homenagearam o cara.

Com oito Grammys na carreira e sempre marcando presença nas listas de melhores guitarristas da história, Buddy chega ao Brasil para dois shows no Best of Blues and Rock Festival. Ele se apresenta nos dias 3 e 4 de Junho, trazendo ao país a sua turnê de despedida intitulada Damn Right Farewell Tour.

Imperdível!

Johnny Rzeznik (Goo Goo Dolls)

Johnny Rzeznik (Goo Goo Dolls) no Rock In Rio
Foto por Marta Ayora / TMDQA!

Mais conhecido pelo hit “Iris”, o Goo Goo Dolls pode passar a impressão de ser uma banda com pouca técnica na guitarra. Mas não se engane: John Rzeznik, que estará com a banda no domingo (04/06), tem um estilo tão peculiar que merece figurar nessa lista e na escalação desse festival, mesmo sem entrar no mérito dos ótimos riffs escondidos na discografia da banda como é o caso de “Long Way Down”.

Rzeznik é conhecido por experimentar bastante com afinações diferentes em sua guitarra ou violão e “Iris” é um exemplo perfeito para entender as experimentações do músico: o mega sucesso, além de ter um compasso que varia bastante e foge do tradicional 4/4, usa uma afinação BDDDDD, totalmente fora do convencional e que contribui para o timbre extremamente único da canção.

Nuno Bettencourt (Extreme)

Nuno Bettencourt
Foto de Nuno Bettencourt via Shutterstock

Também conhecido por um hit mais “baladinha”, o Extreme também deve te surpreender se você for pego de surpresa. Atração da sexta-feira (02/06), o grupo que conquistou o sucesso internacional com “More Than Words” conta com Nuno Bettencourt na guitarra, e o músico com ascendência portuguesa é um dos maiores virtuosos do planeta.

Mostrando seu talento em diversos trabalhos solo, o guitarrista também encontrou espaço para fazer o mesmo com o Extreme e algumas canções como “Midnight Express” vão te deixar de queixo caído!

Steve Vai

Steve Vai
Crédito: divulgação

Talvez o maior nome do planeta quando se fala em um guitarrista em carreira solo, Steve Vai se tornou sinônimo de virtuose e técnica. É claro que seus solos são hipnotizantes e a “fritação” faz parte disso, mas o que realmente marca o trabalho de Vai é a sua capacidade de emocionar sem dizer qualquer palavra — algo que fica claro em faixas como “For the Love of God” e “Tender Surrender”.

Ele levará todo esse repertório para o seu show no sábado (03/06), e vale dizer que Steve estará matando a saudade de muita gente por aqui. Afinal de contas, o guitarrista tem uma relação fortíssima com o Brasil e não vem pra cá desde 2019, onde fez um show único na edição nacional do Montreux Jazz Festival.

Tom Morello

Tom Morello
Divulgação

Cheio de personalidade, Tom Morello é mais conhecido por seu trabalho com o Rage Against the Machine. Por lá, fez carreira como um dos guitarristas mais inventivos da era moderna, transitando pela linha tênua entre os barulhos e as melodias sem medo de se arriscar.

Nos últimos anos, entretanto, Tom vem lançando ótimos trabalhos solo e os mais recentes são a dupla The Atlas Underground Fire The Atlas Underground Flood, ambos de 2021. Neles, Morello contou com a participação de grandes nomes como Bruce Springsteen, Eddie Vedder, Bring Me the Horizon e tantos outros, que contribuíram com vocais para seus instrumentais fantásticos.

Tom estará presente em duas noites no Best of Blues and Rock, tocando tanto na sexta-feira (02) como no domingo (04) e a tendência é que ambos os shows sejam inesquecíveis para qualquer fã de guitarra, além de provavelmente reservarem surpresas para o público brasileiro. Estaremos lá!

Continua após o vídeo

Best of Blues and Rock Festival

O Best of Blues and Rock Festival acontece na plateia externa do Auditório do Parque Ibirapuera, em São Paulo, entre os dias 02 e 04 de Junho de 2023. Os ingressos estão disponíveis neste link e custam a partir de R$450.

Veja o line-up completo por dia abaixo.

Sexta-feira, 02/06
Tom Morello
Extreme
Nanda Moura
Malvada

Sábado, 03/06
Buddy Guy apresenta Damn Right Farewell Tour
Steve Vai
The Nu Blu Band com Carlise Guy
Artur Menezes
Dead Fish

Domingo, 04/06
Tom Morello
Buddy Guy apresenta Damn Right Farewell Tour
Goo Goo Dolls
Ira!
Day Limns

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!