Somaa - Discos de Heavy Metal

A banda catarinense Somaa lançou um novo single chamado “Discos de Heavy Metal”.

Apesar do nome, a canção não está ligada ao gênero musical das guitarras pesadas, mas sim ao Rock Alternativo que o power trio está acostumado a mostrar.

A ideia do título é falar sobre como discos de bandas como Black Sabbath, Megadeth, Sepultura e mais acabaram virando verdadeiros professores e deram aulas aos integrantes do grupo através dos anos de formação de cada integrante.

Para aqueles fãs de música que já ultrapassaram seus 30 e poucos anos, o costume de ir às lojas de discos era um verdadeiro ritual, uma experiência que formou e moldou o caráter de muita gente através de guitarras, baixos e baterias.

Fosse num sebo ou numa grande loja, comprando discos usados ou lançamentos fresquinhos, ter contato com CDs e Discos de Vinil, vendo suas capas e tocando suas caixas, adolescentes dos Anos 90 e 2000 descobriram novos tons e mergulharam em novas passagens da vida através das músicas criadas por pessoas a milhares de quilômetros de distância.

É essa beleza nostálgica que o Somaa aborda em sua nova música, e em depoimento no seu Instagram, o vocalista e guitarrista Rafael Zimath afirmou:

À essa altura, a minha vida se confunde com os discos que marcaram minha trajetória. Desde cedo, sempre gostei de livros, filmes ou esportes mas é na música que eu realmente me encontrei. É um pouco difícil de explicar, mas eu tive a certeza de que a música era o meu lugar, num encaixe perfeito da alma. Foi como ligar um amplificador dentro de mim que nunca mais deixou de rugir em alto volume! E os discos têm sido companheiros nesta jornada, trilha para todos os tipos de sentimentos como alegria, excitação, raiva, reflexão, tristeza e medo. São tantos álbuns em épocas distintas…mas alguns me vêm fácil: lembro do 1º do Black Sabbath e a excitação da descoberta dos primeiros acordes de guitarra, a beleza de ‘Songs in the key of life’ do Stevie Wonder quando minha filha Cecília nasceu e, mais recentemente, ‘Let It Be’ dos Beatles me ajudando a lidar com o luto da perda de meu pai durante a pandemia. O conceito não é novo, mas é inegável que a música é também uma forma de cura. Mais alguém viveu isso com algum disco em especial? Sexta lançaremos ‘Discos de Heavy Metal’, uma música especial para mim, nosso novo single do Somaa.

Ele também falou sobre como nunca deixou de amar a música pesada, o que se reflete na letra do single:

‘Discos de Heavy Metal’ é uma declaração de amor as bandas que nos levam ao mundo da música. Em muitos casos (e pra mim foi assim), o metal (aquele rock de camiseta preta, cara de mau e com caveira) acaba sendo esta porta de entrada.  O lance é que, muita gente, envelhece e desencana deste tipo de som. Eu não (risos). Na real, acho que nunca curti tanto som pesado (não necessariamente apenas metal), quanto agora.

Somaa e a inédita “Discos de Heavy Metal”

Além de já estar disponível nas plataformas de streaming, “Discos de Heavy Metal” também ganhou um clipe ao melhor estilo MTV.

Nele, Rafael Zimath (vocalista e guitarrista) aparece segurando diversos discos de Metal enquanto monta-se um palco para que Tiago Luis Pereira (bateria e voz) e Nedilo Xavier (baixo) façam seu som ao vivo.

Sobre a canção, Tiago afirmou:

Pra mim, esse som foi uma oportunidade pra experimentar várias levadas diferentes de bateria. É a faixa do disco com maior número de variações e viradas. Tem até uma parte hardcore, que remonta ao tempo em que eu comecei a tocar. É uma música vigorosa, que carrega uma agradável intensidade adolescente.

Já Ned relembrou do ar nostálgico da canção:

O Rock pesado sempre me traz boas lembranças, o gênero foi onde iniciei como musico nos anos 90 e até hoje me acompanha! Poder resgatar isso em Discos é um muito bom! Pra mim, a música revive essa atmosfera de forma criativa, nos moldes do Somaa.

Você pode assistir ao clipe logo acima ou apertar play na playlist TMDQA! Charts logo abaixo.

“Discos de Heavy Metal” é o terceiro single de um novo disco da banda que será lançado no segundo semestre de 2023.

Antes, o Somaa já disponibilizou “O Buraco Mais Bonito da Cidade” e “Alívio”.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!