Zudizilla
Crédito: reprodução

O rapper pelotense Zudizilla disponibilizou nas plataformas de streaming o curta De Cesar a Cristo para encerrar o ciclo de seu segundo disco, Zulu Vol. 2: De Cesar a Cristo, lançado em 2022.

Assim como o filme Vozes do Silêncio inaugurou o projeto, o registro de encerramento abre caminho para o último manifesto, Zulu Vol. 3: quarta parede, que deve chegar ainda neste ano.

A ideia de lançar o short film é encerrar o ciclo do segundo volume e auxiliar também no entendimento de todas as subjetividades desse segundo disco, que parece ser mais simples de ser absorvido que seu antecessor, mas com diversas camadas escondidas. Acredito que vai lançar luz para algumas questões da poética do disco, assim como trará outras dúvidas também.

Nas cenas que você confere ao final da matéria, o artista se mescla com seu personagem Zulu, criado para sua série de discos.

Continua após o vídeo

Zudizilla lança curta para se despedir do álbum Zulu Vol. 2: De Cesar a Cristo

Filmado em preto e branco, o trabalho conta com a participação da cantora e compositora Luedji Luna e carrega como referência visual e narrativa o filme Malcom & Marie (2021), dirigido por Sam Levinson e estrelado por Zendaya.

Nesse filme eu também trago a tensão entre um casal, que neste caso se dá porque o personagem Zulu está, mais uma vez, tendo um de seus acessos de humor enquanto sua companheira relaxa, porque obviamente não precisa lidar com os problemas de seu cônjuge.

Assim como o disco, o filme com direção de Marcelo Alves e Diogo Comum reflete a tensão racial em cima de pessoas pretas e as dificuldades impostas a elas, como as marcas das dores e a procura por espaços de protagonismo:

“Ele e, neste momento eu, Zudi, me misturo com meu personagem. Agora podemos ter vivências maravilhosas e segurança financeira, mas o racismo o transformou em um protagonista que busca poder a todo custo para amenizar algumas dores e a forma de buscar é pelo amor ou ódio, Cruz ou espada, César ou Cristo,” analisa Zudizilla, que produziu seu mais recente álbum ao lado de Emicida, Coruja BC1 e Joabe Reis.

LEIA TAMBÉM: Exclusivo: Gabriel Aragão lança clipe do primeiro single de disco solo com produção de Marcelo Camelo

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!