Chinese Football
Divulgação

Por Davi Bote

Chinese Football é uma banda chinesa de Indie Rock, da cidade de Wuhan. Apesar de se autointitular uma banda Indie, há diversos elementos desde o Shoegaze ao Math/Midwest Emo que compõem a sua música, e estas influências estão presentes na fala de Xu Bo, vocalista e guitarrista da banda.

Segundo o frontman, as letras abordam a vida cotidiana e retratam, sob seu ponto de vista, temas como uma vida medíocre, emocionalmente confusa e frustrada, mas também processos de enfrentamento e aprendizagem diante de adversidades.

A banda lançou, no dia 31/12/2022, seu mais recente trabalho intitulado Win&Lose, a completar a “Game Trilogy”, trilogia composta pelos dois álbuns anteriores Here Comes a New Challenger! (2017) e Continue? (2019). Entretanto, o álbum de maior sucesso da banda é o homônimo Chinese Football (2015), que certamente os colocou no mainstream do Indie/Emo/Math asiático.

Há alguns anos a banda tem se apresentado na China e países sobretudo do leste asiático, mas Xu Bo não esconde o interesse de fazer turnês em outros continentes. Porém, a pandemia de COVID-19 (cujo início se deu na mesma cidade de Wuhan) atrasou os planos da banda, que, com este último lançamento, buscará se ocupar de mais espaços no cenário indie. 

Uma entrevista – muito mais uma troca de ideias – foi conduzida em agosto de 2018 com o vocalista e guitarrista Xu Bo (徐波), conhecido também pelo trabalho solo A Hidden Trace. Confira a seguir na íntegra, para te ajudar a conhecer o projeto!

Entrevista Chinese Football

TMDQA!: Qual é o nome de cada um de vocês e o que vocês tocam?

Xu Bo: Eu (徐波) toco guitarra e canto, Wang Bo (王博) toca guitarra, Li Lixin (李立鑫) toca baixo e Zheng Zili (郑紫莉) toca bateria.

TMDQA!: Há quanto tempo vocês se conhecem?

Xu Bo: Wang Bo e eu começamos esta banda em 2011. Não nos conhecíamos antes disso, mas Li Lixin e eu nos conhecemos desde 2006, embora já não nos falássemos. Tocávamos em bandas diferentes naquela época.

TMDQA!: Nem todo mundo entende a sacada por trás do nome “Chinese Football”. Você pode nos contar mais sobre o nome e por que vocês o escolheram?

Xu Bo: Foi engraçado, quando começamos a banda eu não achava que [a banda American Football] iria se reunir. Eu não usaria esse nome se soubesse que eles iriam se reunir. Acho que naquela época poucas pessoas os conheciam, especialmente na China. Até os membros da minha banda não sabiam deles. É interessante que quando as pessoas do exterior veem o Chinese Football, elas me perguntam ‘vocês gostam de American Football?’, mas na China elas me perguntam ‘vocês jogam futebol?’.

Continua após a foto

Owen Kinsella (American Football) e Xu Bo (Chinese Football)
Owen Kinsella (American Football) e Xu Bo (Chinese Football)

TMDQA!: Como o Chinese Football se formou como banda? Conte-nos um pouco sobre sua história.

Xu Bo: Por volta de 2011 eu conheci Wang Bo em um BBS (Bulletin Board System) na internet e conversamos um com o outro, parecíamos gostar do mesmo tipo de música, e nós dois, naquela época, tínhamos terminado com nossas ex-bandas, então eu disse ‘vamos tentar’.

TMDQA!: Quais são suas influências musicais? Conte-nos pelo menos um álbum que, se você tivesse que ir para uma ilha deserta, com certeza levaria.

Xu Bo: Nós gostamos de diferentes tipos de música, mas acho que bandas como Envy, Toe, The Get Up Kids, Jimmy Eat World, The Sea and Cake, Yo La Tengo me influenciaram muito. Acho que vou pegar um álbum mandarim chamado 我去两千年 (I Went to 2000) do cantor pop chinês Pu Shu. É um dos meus álbuns favoritos desde que eu era estudante do ensino médio.

TMDQA!: Como é esse movimento math/indie/emo rock na Ásia, especialmente na China? Você pode nos contar um pouco sobre suas turnês e shows?

Xu Bo: Eu acho que há muitas [ótimas bandas de] math/indie/emo rock na Ásia, mas na China está longe de ser um ‘movimento’. Quando fazemos uma turnê na China, somos apenas tratados como uma ‘banda de rock indie’. Se você ouvir nosso [álbum] Come Together, descobrirá que na China tocamos com muitos tipos de bandas (shoegaze/post-rock/indie-pop/math rock/punk).

Existem poucas bandas emo na China, mas os fãs chineses estão muito entusiasmados. As turnês são ótimas. Quando fizemos uma turnê no Japão, foi totalmente diferente, parece que entramos no clima indie/punk/emo underground. Dividimos o palco com muitas grandes bandas do estilo. Eles são incríveis.

[Observação do tradutor: A respeito deste tópico, a banda chegou a produzir um mini documentário intitulado Chinese Football 2019 Japan Tour Documentary, de 2019]

TMDQA!: Chinese Football tem fãs em todo o mundo e não há dúvidas sobre isso. Você considera fazer uma turnê em outro lugar que não seja a Ásia? [se vocês vierem ao Brasil, com certeza levarei uma galera comigo!].

Xu Bo: Nós esperamos muito, muito fazer uma turnê no exterior! Só precisamos de uma
chance, eu acho.

TMDQA!: Vocês têm ótimos EPs: alguns são exclusivamente da Chinese Football, outros são compilações e parcerias musicais. Como vocês interagem com essas outras bandas?

Xu Bo: Uma das razões pelas quais gostamos de fazer turnês é que pudemos conhecer muitas grandes bandas que não conhecíamos antes, então fizemos compilações ou álbuns compartilhados para registrar nossas memórias. ‘Tocamos juntos e gostamos um do outro, então por que não poderíamos fazer algo juntos?’.

TMDQA!: Embora a internet seja uma das mídias mais democráticas do mundo, existem muitos artistas que são rígidos com o compartilhamento de músicas online, gratuidade, direitos autorais, etc. Qual a relevância da internet e das redes sociais para vocês? Todos vocês ajudam a manter os sites?

Xu Bo: Todos os sites eu mantenho por conta própria, às vezes é um pouco cansativo, mas é bem divertido me comunicar diretamente com os fãs; a reação deles também me encoraja. Às vezes me canso da Internet, mas sem ela você não ouviria nossa música e me enviaria esta mensagem.

TMDQA!: Você pode comentar um pouco sobre as letras, inspirações e temas principais? Quais são os elementos da cultura chinesa como um todo que você sempre tenta trazer para as músicas?

Xu Bo: As letras são todas sobre minhas percepções pessoais. Confusão, contradição,
frustração… Como uma pessoa pequena, mais ou menos incompetente, não trago a cultura chinesa para a música deliberadamente, apenas escrevo meus verdadeiros sentimentos em chinês. É minha língua nativa, então posso me expressar melhor.

TMDQA!: Como bom brasileiro, sou viciado em futebol e acompanho o esporte mundo afora. E vocês, membros do Chinese Football: vocês também gostam de futebol?

Xu Bo: Eu não assisto muito a partidas esportivas por agora, mas todo mundo assistiu à Copa do Mundo. Nosso baixista é viciado em NBA, e nosso guitarrista ainda assiste futebol e joga FIFA.

TMDQA!: Fora dos palcos e estúdios, o que vocês fazem no tempo livre?

Xu Bo: Nós todos somos pessoas caseiras. Eu coleciono LPs e CDs, então quando eu saio eu sempre vou às lojas de discos. Wang Bo assiste quadrinhos japoneses e mexe com garage kits, ele é absolutamente um otaku. Li Lixin anda de skate, mas ele é o mais caseiro de nós; mesmo quando estamos em turnê, ele gosta de ficar no hotel.

TMDQA!: Jogo rápido. Abra seu celular ou aplicativo de música e coloque no aleatório. Poste aqui as três primeiras músicas!

Xu Bo: “Kanaz”, de Nabowa; “One More Robot / Sympathy”, do The Flaming Lips; “You Should All Be Murdered”, de Another Sunny Day. Eu sempre escuto CDs ou LPs então eu listei 3 músicas que acabaram de ser tocadas.

TMDQA!: Jogo rápido #2. Mande duas músicas que você realmente gosta da China: a primeira tem que ser parecida com Chinese Football, e a outra é de livre escolha. Vou mandar as minhas do Brasil:

“When It Goes Wrong”, da Sound Bullet.

Xu Bo: Ótimo! Parece uma versão emo de Two Door Cinema Club!

“Da Lama ao Caos”, de Chico Science & Nação Zumbi.

Xu Bo: Isso está de acordo com a minha imaginação do Brasil! Vou listar as minhas: “Forever”, do Touming Magazine. Uma banda de Taiwan. Minha preferida de sempre. “TARDY”, do The White Tulips. Uma banda com quem tocamos juntos na China e lançamos um split.

TMDQA!: O que mais vocês consomem culturalmente? Recomende algo pra gente.

Xu Bo: Há tantas coisas. Quanto aos filmes, sou um grande fã de Wes Anderson. Eu
recomendo Rushmore e Isle of Dogs, que também é interessante. Quanto aos
jogos, recomendo Zelda: Breath of the Wild. Comprei um Nintendo Switch para jogá-lo e vale a pena! Quanto a anime, recomendo Samurai Champloo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!