HAIM
Divulgação

Com 10 anos desde seu primeiro álbum e 15 anos de formação, as irmãs HAIM já se consolidaram como uma das novidades mais quentes da música. Se você ainda não conhece o trio Indie e Pop Rock, preparamos um “dossiê” pra te ajudar!

As multi-instrumentistas Alana, Danielle e Este Haim estarão no Brasil pela primeira vez para shows nos dias 28 de maio, no Rio de Janeiro, e 4 de junho em São Paulo, como parte do MITA Festival 2023.

Em 2021, as irmãs lançaram o excelente Women in Music Pt. III e se destacaram por ações online incríveis durante a pandemia, e depois pela presença garantida e descontraída em festivais ao redor do mundo.

Abaixo, você vai entender como o HAIM incorporou influências brasileiras e latinas em seu som, e hoje circula entre artistas que vão de Drake e Taylor Swift até Red Hot Chili Peppers e Stevie Nicks.

Vale lembrar que a segunda edição do MITA ainda tem no line-up nomes como Florence + The Machine, The Mars Volta, Lana Del Rey e NX Zero. Ainda há ingressos disponíveis no site da Eventim.

Momentos incríveis das irmãs HAIM

Especialização em música brasileira

Começamos com a maior curiosidade: Este Haim, a baixista, vocalista e compositora do grupo – além de irmã mais velha – se formou em Etnomusicologia na Universidade da Califórnia, em 2010.

Como especialização, ela escolheu estudar música búlgara e música brasileira. Segundo ela, foi assim que conheceu uma técnica vocal chamada Hoquetus, em que as cantoras alternam frases rápidas fora do ritmo.

Se você conhece o som das HAIM, sabe que essa característica está em muitas músicas. E, ao menos em parte, podemos agradecer ao Brasil por isso!

LEIA TAMBÉM: “Segurança é prioridade”: MITA Festival fala sobre Novo Anhangabaú e trabalho com Prefeitura de São Paulo

HAIM no Carnaval?

Em entrevista ao TMDQA! em 2020, as irmãs revelaram que sempre quiseram muito conhecer o Brasil, e faziam questão de incluir uma parada por aqui na turnê do novo disco. Uma pandemia depois, finalmente a espera vai acabar!

Durante o papo, Alana também exaltou o público brasileiro em shows, e Este ainda prometeu voltar algum dia para curtir o nosso Carnaval:

Danielle: A gente sempre quis tanto! Nesse disco a gente pensou, tipo, “a gente. vai. pro. Brasil”. [risos] A gente precisa ir! E aí, é claro, a COVID aconteceu. Mas, sério, acredita na gente: a gente quer muito ir ao Brasil mais do que qualquer outra coisa no mundo.

Este: Eu quero ver tudo! Acho que seria incrível a gente ir no Carnaval, eu queria muito curtir isso.

Alana: Outra coisa que eu acho incrível sobre o Brasil é que toda banda que vai até aí diz que é o lugar preferido deles pra tocar. Então, eu espero muito que a gente tenha essa chance.

Amizades e parcerias

Não é raro que Alana, Danielle e Este apareçam dando “rolê” por aí com Taylor Swift, com quem já gravaram música e se apresentaram juntas. O rapper Drake também publicou uma foto com as irmãs recentemente, comparando as artistas aos Beatles.

Mas as HAIM também têm entrado em uma geração mais antiga da música, como mostrou a turnê ao lado do Red Hot Chili Peppers em 2022 ou a homenagem feita por Stevie Nicks a Christine McVie usando uma música do trio.

Elas também já lançaram feats com nomes como Thundercat, Charli XCX, Calvin Harris, Bastille e até Jack Black.

Continua após a foto

 

View this post on Instagram

 

A post shared by HAIM (@haimtheband)

Versatilidade que levou até o Metal

E a versatilidade das HAIM não para por aí. As irmãs criaram uma faixa meio Metal, meio Hard Rock (e 100% divertida) para a trilha do filme Os Croods 2: Uma Nova Era (2021).

As meninas explicaram depois que contaram com a ajuda do produtor de longa data Ariel Rechtshaid, que é muito fã de Guns N’ Roses, para encontrar a fórmula certa. Mark Mothersbaugh, do DEVO, também participou da canção.

Continua após o vídeo

Música e diversão

Se você vai assistir às HAIM no MITA, precisa estar preparado pra diversão. As irmãs são conhecidas pelo bom humor nos palcos e também nas redes sociais, com um perfil no Instagram repleto de “trends” e piadocas.

Durante a quarentena, por exemplo, elas deram aulas de dança via Zoom mesmo sem serem dançarinas profissionais. Outro exemplo é esse vídeo hilário para anunciar shows na Oceania, fazendo uma versão karaokê de “Can’t Get You Outta My Head”, de Kylie Minogue.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by HAIM (@haimtheband)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!