Estudo traz dados sobre uso de inteligência artificial na música
Foto stock via Shutterstock

Nos últimos meses, as discussões envolvendo Inteligência Artificial (IA) se tornaram ainda mais fortes devido ao uso frequente deste recurso.

Mesmo com alguns artistas ficando extremamente incomodados com a ferramenta, como foi o caso de Drake, um novo estudo da Ditto Music, empresa global de distribuição de música, aponta que o uso da IA na criação de novas canções já é uma realidade.

Analisando mais de 1.200 usuários da Ditto, os dados da pesquisa mostram que 59,5% dos artistas já estão fazendo uso de IA em seus projetos.

O relatório descreve que, entre aqueles que não estão usando IA, 47% ainda apontam que usariam a tecnologia para suas composições. Outros 77% falaram que usariam a ferramenta para criar a capa de seus álbuns, enquanto 66% para mixar e masterizar suas músicas e 62% para produção musical.

O estudo revela que apenas 28,5% dos entrevistados nunca iriam considerar o uso de inteligência artificial no processo de criação de suas músicas. Sobre o uso frequente de IA, o CEO da Ditto Music, Lee Parsons, declarou:

É encorajador ver tantos músicos adotando avanços na tecnologia e utilizando a IA como uma ajuda criativa. Na Ditto, nos orgulhamos de estar à frente da curva e continuamos dedicados a fornecer aos artistas as mais recentes ferramentas, recursos e suporte de que precisam para ter sucesso em seus próprios termo.

Você pode conferir o estudo completo da Ditto Music aqui.

Artistas se manifestam sobre Inteligência Artificial

Quem se manifestou recentemente sobre as polêmicas com IA foi o lendário cantor Nick Cave, que através de um belo discurso declarou que é um “insulto” pessoas acharem que composições podem ser criadas por uma máquina. Te contamos mais detalhes aqui.

Por outro lado, quem achou interessante a ferramenta foi Liam Gallagher. Ao saber que fãs do Oasis criaram um álbum do grupo através de IA, já que os irmãos Gallagher não voltam a se reunir desde 2009, o músico apontou que o disco ficou “melhor do que outras porcarias” e até curtir a própria voz recriada.

O disco se chama The Lost Tapes – Volume One, creditado ao grupo AIsis – trocadilho com Oasis e “Artificial Inteligence”, em inglês. São 33 minutos e oito músicas incluindo títulos como “Out of My Mind”, “Coming of Age” e “Forever”, e você pode ouvir tudo aqui.

LEIA TAMBÉM: Há dois anos, Perry Farrell citava os “imperfeitos” Iggy Pop e Joy Division ao falar por que IA não irá substituir humanos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!