Fitas Cassette K7

Depois do aclamado retorno do disco de vinil, a procura por fitas cassette tem surpreendido o mercado da música.

Uma nova pesquisa da British Phonographic Industry aponta que as vendas de K7 atingiram seus níveis mais altos das últimas duas décadas e aumentaram pelo décimo ano consecutivo no Reino Unido.

O estudo mostra ainda que, em 2012, o número total de vendas foi de apenas 3.823 unidades. Já em 2022, o número anual subiu para 195 mil. Apesar disso, as vendas de fitas cassette ainda não se comparam com os de outros formatos, como discos de vinil. Mas será que o futuro é o passado, nesse caso?

O retorno da fita cassette

Muitos artistas que apostaram no lançamento de diferentes formatos para seus novos trabalhos estão tendo um retorno de sucesso.

A pesquisa indica que o álbum mais vendido em cassette de 2022 foi The Car, do Arctic Monkeys, que também aposta bastante em uma vibe vintage para combinar com o formato. Já Harry’s House, de Harry Styles, ficou em segundo lugar, enquanto Florence + The Machine ocupou a terceira posição com Dance Fever.

Entre os artistas que completaram o top 10 das vendas de K7 estão Machine Gun Kelly, Muse, 5 Seconds of Summer, BLACKPINK e mais.

Em entrevista à Sky News (via Rádio Rock), o porta-voz da Indústria Fonográfica Britânica, Paul Williams, falou sobre a busca pelo cassette:

Não muito tempo atrás, as pessoas teriam descartado suas fitas. Mas acho que você tem que aprender as lições do mercado de vinil, que teve um incrível renascimento.

O que notamos com o mercado de fitas é que os artistas que estão indo bem são aqueles que possuem bases reais de fãs.

Como mostra a lista abaixo, várias fitas que integram o Top 10 das mais vendidas foram de lançamentos recentes, provando que a nova geração também está interessada no antigo formato. Vale ficar de olho!

Top 10 das fitas cassette mais vendidas em 2022

1. Arctic Monkeys – “The Car”
2. Harry Styles – “Harry’s House”
3. Florence + The Machine – “Dance Fever”
4. Muse – “Will Of The People”
5. Central Cee– “23”
6. Robbie Williams – “XXV”
7. 5 Seconds of Summer – “5SOS5”
8. Blackpink – “Born Pink”
9. The 1975 – “Being Funny In A Foreign Language”
10. Machine Gun Kelly – “Mainstream Sellout”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!