Giovanna Moraes reflete sobre preconceitos no Rock em seu novo single
Créditos: Ariel Jaeger

Não é novidade que as minas do Rock são cheias de atitude e Giovanna Moraes é mais um exemplo incrível disso.

A cantora está se preparando para lançar seu novo disco Fama de Chata, que chega como sucessor do ótimo Para Tomar Coragem (2022). Como te contamos aqui, seu último disco lançado foi fruto de uma parceria entre a artista e o produtor e arranjador Thommy Tannus, que uniu suas referências e visões.

Apesar de seus primeiros trabalhos terem sido mais experimentais, como é possível conferir no canal do YouTube da cantora, Giovanna passou a explorar mais o Rock depois de perceber que seus shows eram repletos de empoderamento e quando passou a entender que era uma verdadeira frontwoman durante as performances ao vivo (via Alto Falante).

Para a criação de Para Tomar Coragem, Giovanna e Thommy mergulharam em referências como Pitty, Paramore, blink-182, Rage Against the Machine e outras bandas com personalidades fortes.

“O roqueiro é um bicho muito chato, preocupado em se rotular”

Fortalecendo ainda mais sua relação com o Rock, Giovanna decidiu refletir sobre os rótulos e preconceitos dentro deste universo da música pesada através de seu novo single “Fala na Cara”.

A música, que contou com a produção da própria artista novamente em parceria com Thommy Tannus, chega com uma sonoridade e estética com referências dos anos 90.

Segundo a cantora, a faixa é um resposta aos rótulos e julgamentos que recebeu ao longo de sua trajetória como artista mulher e independente, além de ser “um convite para você julgar menos os outros”.

Sobre as críticas e preconceitos presente no universo do Rock, Giovanna comentou:

O roqueiro é um bicho muito chato, é um gênero musical muito preocupado em se rotular e se distinguir dos outros subgêneros. Quem gosta de nu metal não gosta de pop punk, que não gosta de glam, que não gosta de hardcore e assim por diante. O roqueiro faz questão de se distinguir e de diminuir as outras vertentes do rock – olhando com nojo, querendo deixar claro que ele não faz parte daquela tribo.

Eu vejo muito isso na reação da galera nas minhas mídias sociais. Eu acho que esse tipo de atitude impossibilita o retorno do rock ao mainstream – é por isso que vemos sempre as mesmas bandas (da velha guarda) nos lineups de festivais.

Usuária assídua do TikTok com mais de 25 mil seguidores, Giovanna usa a plataforma para além de compartilhar novidades relacionadas ao seu trabalho e se mostra sempre pronta para rebater os comentários sem noção que recebe.

Aliás, muitas vezes, ela usa estes comentários para reforçar a potência de seu trabalho e um dos vídeos em que a artista faz isso chegou a ter 1 Milhão de visualizações, como você pode conferir abaixo ou clicando aqui.

Continua após o vídeo

“Tudo é fluido, menos o Rock and Roll”

@gggiovannamoraes

Replying to @balls FALA NA CARA #WomenInMusic #femalefrontedbands #WomenOfTikTok #artistaindependente #rockalternativo #undergroundmusic #altrock #rockgaragem #músicasderock #bandasderock #rocknacional #rockbr #rockautoral #anos90vibes #AltMusic #gggiovannamoraes #falanacara

♬ original sound – Giovanna Moraes | frontwoman

Junto com o lançamento de “Fala na Cara”, a cantora disponibilizou um clipe que foi gravado na vertical, pensando em seu principal público que está nas redes sociais. No registro, ela aparece sozinha, fazendo uma performance com o apoio de um jogo de luzes que consegue prender a atenção do espectador.

Ainda refletindo sobre o que ela acredita que realmente seja o Rock e como algumas pessoas acabam se surpreendendo com seu trabalho depois de verem seu show, Giovanna declarou:

Para mim o Rock é sobre atitude – é sobre ser contra o sistema – e eu sou contra essas caixinhas. [Em] 2023 somos todos sem gênero – tudo é fluido, menos o Rock and Roll, que precisa seguir à risca os modelos do passado. Me recuso. Depois ainda reclamam do Maneskin e do Greta Van Fleet por não inovarem o suficiente na sua sonoridade. É lamentável.

O mais engraçado é ver o preconceito da galera se dissolver após assistirem a um show meu. Ver o cara que me olhou com desprezo na passagem de som vir comprar uma camiseta emocionado e quase chorando. Não tem problema, eu estou acostumada a ser julgada e desprezada, mas acho importante trazer essa questão para a pauta.

Confira abaixo o clipe de “Fala na Cara” e acesse a conta do TikTok de Giovanna para mais vídeos sensacionais!

Festa “Não Tem Banda Com Mina”

Aliás, falando sobre a presença das mulheres no Rock, na próxima semana acontecerá em São Paulo a segunda edição da festa “Não Tem Banda Com Mina”, comandada pelo incrível quarteto The Mönic.

Como te falamos anteriormente, o evento que surgiu para fortalecer a presença feminina na música irá reunir grupos liderados por mulheres e ainda contará a Jam das Brabas, trazendo uma big band formada por cerca de 20 mulheres de diferentes bandas e sub-gêneros do rock, que juntas vão tocar um repertório variado escolhido em conjunto.

Saiba mais detalhes aqui.

Giovanna Moraes – “Fala na Cara”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!