Conheça Cafuné, o talentoso duo norte-americano de indie pop
Reprodução/Spotify

Sabemos que, muitas vezes, palavras do vocabulário brasileiro deixam alguns estrangeiros intrigados. Mas, no caso do duo nova-iorquino Cafuné, foi uma espécie de amor à primeira vista.

A banda formada pela cantora e compositora Sedona Schat e pelo compositor e produtor Noah Yoo decidiu qual seria o seu nome depois que Noah encontrou a palavra na internet e a dupla se apaixonou imediatamente por seu significado. Em uma entrevista ao Local Wolves, a vocalista explicou:

[Cafuné] é [uma palavra do] português brasileiro para o ato de acariciar ou passar as mãos nos cabelos de uma pessoa amada. Noah estava dizendo ontem à noite que a coisa mais legal sobre isso é a ideia de que a cultura é tão emocionalmente inteligente que eles têm uma palavra para esse gesto. Uma que não temos em inglês.

Descrevendo a palavra em sua biografia do Spotify, os artistas fazem questão de acrescentar que o termo “Cafuné” é uma palavra de origem iorubana, que vem do povo Iorubá, nativo da África Ocidental.

Apesar disso, vale ressaltar que essa indicação é bastante disputada por especialistas, que afirmam não ser possível dizer com certeza absoluta qual a origem do termo.

Cafuné, lançamentos e fãs brasileiros

Sedona e Noah fundaram a Cafuné em 2014 depois de se conhecerem na Universidade de Nova York, e desde então têm cativado o público com sua interessante sonoridade marcada por beats eletrônicos e instrumentos de corda.

Em 2015, o duo de Indie Pop disponibilizou seu EP de estreia Love Songs for Other People que, sem dúvidas por conta do nome da banda, criou uma conexão com uma base de fãs brasileiros, chegando a ficar em primeiro lugar na playlist Brasil Viral 50 do Spotify.

Nos anos seguintes, a Cafuné liberou uma série de singles incluindo a faixa “Ok On My Own”, com a participação do rapper carioca Josbi, enquanto trabalhava em seu aguardado disco de estreia.

Continua após o player 

Misturando Pop Alternativo, Soft Rock e Shoegaze, Running foi escrito e produzido por Schat e Yoo ao longo de vários anos e suas faixas foram gravadas durante a pandemia da COVID-19 em 2020. Ele foi disponibilizado nas plataformas digitais em 2021 por meio do selo do próprio duo, Aurelians Club.

O elogiado disco inclui a faixa “Tek It”, que ganhou uma versão remix que viralizou no TikTok por conta de edições de anime e outras tendências da plataforma que utilizavam a música como trilha sonora.

Futuro da Cafuné

Já no início de Março deste ano, a Cafuné, que assinou contrato com a Elektra Records, liberou o single “Perspective”, que marca o primeiro lançamento do grupo desde o álbum Running.

A faixa chegou acompanhada por um clipe, que você pode ver logo abaixo, e reflete sobre o real significado de perder alguém próximo após o fim de um relacionamento e a desorientação que pode aparecer em sua vida depois de não ter mais a presença daquela pessoa.

Tudo isso, claro, em meio a um instrumental que vai te mostrar que vale a pena prestar atenção nesse duo e não é só pelo nome brasileiríssimo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!