Knocked Loose no Coachella
Reprodução/Twitter

Neste último final de semana, o Coachella deu início à sua edição de 2023 e é claro que todas as atenções estavam voltadas para os principais nomes da escalação.

No entanto, se Frank Ocean acabou chamando atenção mais pelas polêmicas e o blink-182 dividiu opiniões com sua performance, quem inesperadamente entrou para a lista de destaques do evento foram as bandas de Hardcore escaladas para o festival, em especial o Knocked Loose.

Ao lado de Scowl Soul Glo, duas ótimas representantes dessa nova fase da música pesada, a banda liderada pelo vocalista Bryan Garris levou ao festival mais Pop do planeta uma sonoridade que parecia há décadas ter sido excluída do mainstream. Pensa bem: qual foi a última vez que você esteve em grande festival e viu uma cena como a que aparece abaixo?

Continua após o vídeo

Knocked Loose e o Hardcore no Coachella

Ok, a gente sabe que por aqui mesmo foi possível ver cenas parecidas — como durante a histórica performance do Rise Against no Lollapalooza Brasil. Mas o fato é que o Coachella sempre esteve associado ao estigma não apenas do público Pop, mas daquele que está mais preocupado com as redes sociais do que com a música que está rolando nos palcos.

Isso, felizmente, parece estar mudando em todos os sentidos possíveis. Prova disso é que até Billie Eilish foi flagrada assistindo à performance do KL, e a própria banda se mostrou incrédula com tudo que aconteceu nos últimos dias. Em sua página no Twitter, Bryan Garris escreveu:

Eu vou precisar de um tempo para processar isso. Mas foi lendário.

Apesar do destaque ter ficado por conta deles, como falamos acima, o Knocked Loose não foi o único representante de um gênero que vem cada vez mais conquistando espaço. Seja por conta de Eddie em Stranger Things, seja por ver seus ídolos (como a própria Billie) curtindo esses sons ou mesmo por descoberta própria, o fato é que a nova geração vem forte demais e o episódio deste final de semana é apenas uma representação disso.

Continua após o vídeo

A estética do novo Hardcore

Talvez uma das bandas mais importantes para tudo isso que está acontecendo seja o Turnstile, que ficou de fora do line-up do Coachella mas chamou atenção recentemente por estar escalado para o Rolling Loud, festival que tem como atrações principais nomes como Travis Scott A$AP Rocky e é quase totalmente focado ao Rap.

Através de uma estética que conversa com o público mais jovem — maioria no consumo do Rap e do Pop, por exemplo — a banda vem cada vez mais conquistando fãs improváveis e abrindo espaço para que outros grupos, como o Knocked Loose e o Soul Glo, também tenham contato com essa mesma galera e se tornem alvos dos grandes eventos.

Continua após o vídeo

O Turnstile já passou aqui pelo Brasil e provou que há espaço até mesmo por aqui para que bandas assim possam florescer e se tornar queridinhas do público. Depois de ver o show do Knocked Loose no Coachella, fica difícil acreditar que há algum limite para os voos que essa nova geração pode alçar.

Ficamos na torcida por aqui!

Como começar a ouvir música pesada em 2023?

Se você sempre se interessou pela música pesada ou começou a conhecê-la agora, pode ter alguma dificuldade em encontrar artistas que sirvam como uma boa porta de entrada. Afinal, bandas como o Knocked Loose estão entre as mais pesadas e pode ser difícil encarar logo de uma vez uma sonoridade tão agressiva assim.

Além do Turnstile, o TMDQA! separou há algum tempo uma lista com 15 excelentes músicas pesadas que não têm berros para você dar os primeiros passos nesse mundo. Depois disso, conheça algumas bandas que separamos por aqui como destaques da nova geração deste tipo de música!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!