Rodrigo Suricato
Foto: Renan Oliveira

Os fãs da banda Suricato receberam uma notícia triste nesta sexta-feira (14).

Isso porque o multi-instrumentista Rodrigo Suricato, que está à frente do projeto musical desde 2009, compartilhou um desabafo em sua conta do Instagram relatando os desafios que encontrou ao longo da trajetória do grupo.

Logo no início de seu texto emocionante, o músico revela que está “desistindo da Suricato” e aponta que sua atual relação com a música “não é saudável”.

Tranquilizando os fãs dizendo que está se sentindo mais leve e motivado a novas possibilidades após tomar essa decisão, Rodrigo declara:

Esperei um tempo para me certificar que esse adeus não tivesse um amargo ressentimento como foi com tantos colegas.

Rodrigo Suricato anuncia o fim de seu projeto musical

Continuando seu relato de forma bastante sincera, Rodrigo reflete sobre o tempo que se dedicava à Suricato e aponta que muitas vezes estava fazendo algo que ele não considerava de suma importância para o caminho que decidiu seguir.

Ele disse:

Quem é artista sabe bem a quantidade de horas dedicadas aos nossos projetos/sonhos, certo? Acordamos e vamos dormir todo dia pensando em possibilidades pra que eles se tornem viáveis numa cultura tão saturada e bizarra. E quando olhamos com mais atenção e carinho pra gente, percebemos a relação tóxica que desenvolvemos justo com aquilo que a gente tanto ama.

Confesso que 80% do meu tempo é trabalhando uma onipresença digital publicitária e questões que nada tem a ver com a atividade que eu escolhi. Além da força de uma usina nuclear para lidar com expectativas e sentimentos de rejeição.

Portanto, se essa atividade me desestabiliza emocionalmente (a maior parte das vezes) então eu já mudei de emprego faz tempo e não sabia.

No texto, que você pode ler na íntegra ao final da matéria, Rodrigo diz que está “muito pra jogo” com relação a outros trabalhos, mas ressalta que não lhe interessa “esse que está deixando todo mundo doente e fingindo que nada está acontecendo”.

O músico reconhece que a Suricato “chegou onde poderia chegar” e lembra que o projeto conquistou “coisas incríveis” e até prêmios. Rodrigo diz ser privilegiado e uma exceção “pois consegui a única coisa incapaz de se viralizar: respeito”.

No relato, ele afirma que encara o momento como libertação e redirecionamento de existência, indicando que “a vida é maior que a arte”. E acrescenta:

Achei elegante vir aqui dizer que, nesse momento, meu brilho é de uma estrela que não existe mais. Virei uma galáxia.

Rodrigo agradeceu os amigos, fãs, admiradores e todos aqueles que colaboraram com o projeto que foi tão especial para ele.

Além disso, informou que o último show da Suricato será realizado no dia 12 de Maio em São Paulo e que continua no Barão Vermelho por um tempo que ele não pretende determinar agora.

Último lançamento da Suricato

Ao lado de novos parceiros musicais, Rodrigo Suricato lançou no ano passado o disco Marshmallow Flor de Sal que marcou o quinto disco de estúdio de sua banda. O TMDQA! conversou com o músico que revelou mais detalhes sobre o álbum, confira aqui.

Você pode ler a publicação do cantor na íntegra no post abaixo.

Desejamos força e tudo de melhor para Rodrigo nesta nova fase de sua carreira.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!