Podcast TMDQA! faz análise de Dark Side Of The Moon
Arte: Bruce Rodrigues

Por conta do legado e dos fãs fervorosos, é sempre complicado mexer em discos que são considerados os maiores da história do Rock. Mas Roger Waters acaba de ganhar a aprovação de Nick Mason para fazer isso com Dark Side of the Moon, clássico de 1973 do Pink Floyd.

Como te contamos por aqui, o baixista decidiu regravar o álbum agora em 2023, para celebrar os 50 anos do lançamento. Waters está tocando o projeto sozinho e disse que, por ser o compositor de todas as músicas, não precisa consultar os outros integrantes.

Mas não é que o baterista do Pink Floyd gostou da ideia? De acordo com a NME, Mason recebeu uma prévia do trabalho de Waters e achou “irritantemente brilhante”:

Havia uma conversa de que isso [regravação de Waters] iria estragar a versão original, que Roger estaria competindo. Mas ele me mandou uma cópia do trabalho que está fazendo e, irritantemente, é totalmente brilhante! Não é nada que vai estragar o original, na verdade é uma adição interessante para a coisa.

Pink Floyd seria popular em 2023?

Nesta sexta-feira (31), o Podcast TMDQA! recebeu o jornalista Marcelo Costa, do portal Scream & Yell, para discutir como Dark Side of the Moon conseguiu se manter um trabalho relevante durante esse tempo todo.

Para ele, o Pink Floyd ainda seria uma banda popular em 2023, mas é impossível que a regravação de Waters tenha o mesmo impacto que o disco original teve:

É a velha regra da publicidade: quanto mais falar, mais vai vender. Mas são 50 anos do álbum, então vai ser interessante entender a visão que o Roger Waters tem hoje das músicas que ele compôs quando tinha 29 anos. É mais ou menos como quando o Paul [McCartney] lançou o Let it Be… Naked [2003]. O Pink Floyd é uma banda que atravessou gerações e, se fosse em 2023, também lotaria o Morumbi por dez noites. Mas nunca que a reedição do Dark Side of the Moon vai ter o mesmo alcance que teve em 1973. Não vai vender 45 milhões de cópias mesmo considerando os números de streaming atualmente.

Você concorda?

Vale lembrar que Roger Waters já informou que sua versão do disco está “em processo de mixagem final”. Enquanto isso, os membros remanescentes do Pink Floyd lançaram um box deluxe do álbum.

Ouça o Podcast TMDQA! sobre Dark Side of the Moon

O programa desta semana também trouxe um papo com Andreas Kisser, que está lançando novo disco com os parceiros latinos do De La Tierra, e um panorama dos festivais no Brasil, cancelamentos e trocas de produtoras depois do Lollapalooza 2023.

Assista abaixo ao corte de vídeo em que Marcelo Costa analisa a relevância do Pink Floyd em 2023. Na sequência, clique no player para ouvir o episódio completo.

O Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos! vai ao ar toda sexta-feira e você pode ouvi-lo de graça no seu app de streaming preferido. Apoie por apenas R$ 5 por mês clicando aqui e participe das gravações com a gente!

LEIA TAMBÉM: [Podcast] Após o adeus dos palcos, Henrique Portugal revela conselho que Skank recebeu dos Titãs

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!