Kirk Hammett (Metallica) com a The Wedding Band
Reprodução/YouTube

Com quase 40 anos de estrada ao lado do Metallica, o guitarrista Kirk Hammett declarou recentemente que já está cansado de tocar os mesmos solos de alguns clássicos da banda nos shows.

Em entrevista à Total Guitar (via Loudwire), o icônico músico revelou seu incômodo e declarou que improvisar no palco é algo que o motiva durante as apresentações. Ele disse:

O que vou dizer, as pessoas provavelmente vão odiar, mas me deixa louco ter que tocar aquela porra de solo de guitarra em ‘Master of Puppets’ todas as vezes. As pessoas adoram aquele solo de guitarra e vêm para ver isso. Isso é bom. Nessa parte de nossa carreira, todos esses solos estão presos. Não os vejo mais como solos; são partes. Estou enlouquecendo e entediado com isso, mas é emocionante para as pessoas ouvirem.

Sabe, não estou entediado com o solo. Eu simplesmente fico entediado de tocar a mesma coisa o tempo todo. Estou chamando todos os tipos de críticas e opiniões, mas não me importo. É como o solo de ‘Fade To Black’. Eu toco os primeiros oito compassos e depois saio pela tangente por uns 20, 24 compassos e depois volto nos últimos quatro compassos e toco partes que todo mundo conhece. Essa é uma das minhas partes favoritas de tocar essa música ao vivo, porque não sei que porra vou tocar.

Metallica e sucesso de “Master of Puppets”

Apesar de “Master of Puppets” sempre ter sido uma das músicas mais aclamadas do Metallica, a lendária banda viu ela se tornando ainda maior após sua aparição na famosa série da Netflix, Stranger Things.

Após a cena épica do personagem Eddie Munson (Joseph Quinn) tocando a faixa para distrair uma legião de morcegos do Mundo Invertido, a repercussão da música levou o Metallica ao seu primeiro single no Top 40 do Reino Unido em 14 anos e fez o grupo entrar na Billboard Hot 100 pela primeira vez, com a música chegando à 35ª posição.

Além disso, a banda viu os streams online de “Master of Puppets” aumentarem de forma significativa.

Kirk Hammett e a improvisação no palco

Na entrevista, Kirk Hammett explicou que nos últimos tempos tem abusado da improvisação nos palcos e declarou que essa é a experiência que ele pretende gerar para os fãs. Ele declarou:

Eu sei que vou tocar algo completamente diferente ao vivo. Essa é a minha coisa hoje em dia e se as pessoas não gostam, é difícil. Mas posso oferecer algo muito diferente do que as pessoas ouvem no álbum, e posso oferecer algo diferente toda vez que você vê o Metallica. Quando você compra um ingresso para um show do Metallica, vai ouvir diferentes versões das músicas. Você não vai ouvir versões em carbono do álbum.

Porém, mesmo que prefira a arte da improvisação, o guitarrista admite que nem sempre tem o resultado que espera. Ele explicou:

Normalmente, eu me surpreendo. Às vezes eu me ferro com força. É horrível me ferrar no palco na frente de 50 mil pessoas, mas dura apenas um instante e depois passa. Aí posso ir para outras veredas e compensar pelo que não fiz.

Hammett conta que no novo disco do Metallica, 72 Seasons, que será lançado no dia 14 de Abril, ele “improvisou intencionalmente 20, 30 solos” e os entregou para o baterista Lars Ulrich e para o produtor Greg Fidelman e pediu para eles editarem o material.

Nesta semana, a banda liderada por James Hetfield, disponibilizou um clipe para a faixa-título do seu próximo álbum. Você pode ver logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!