Elon Musk
Foto via Wikimedia Commons

Nos últimos anos, a gente tem discutido a interferência das inteligências artificiais nos processos criativos e o Future of Life Institute publicou uma carta aberta nesta quarta-feira (29) se posicionando contra esta tendência.

Assinada por Elon Musk (Tesla, Twitter), Steve Wozniak (Apple), Andrew Yang, os pioneiros da IA ​​Yoshua Bengio e Stuart Russell, e muitos outros nomes importantes da tecnologia, o documento condena a infiltração cada vez mais frequentes da IA no cotidiano e pede aos laboratórios que “pausem imediatamente por pelo menos seis meses o treinamento de sistemas de IA mais poderosos que o GPT-4”.

A carta aberta destaca os avanços recentes feitos neste campo de atividade e argumenta que o lançamento do GPT-4 da OpenAI provocou uma “corrida fora de controle” para desenvolver e implementar modelos de IA que podem ser difíceis de prever ou controlar, sendo recomendado que novos sistemas sejam desenvolvidos apenas quando seus efeitos forem mais gerenciáveis ​​e melhor compreendidos.

Carta Aberta contra a Inteligência Artificial

Um trecho da carta diz (via MusicDigitalNews):

Sistemas de IA com inteligência competitiva humana podem representar riscos profundos para a sociedade e a humanidade, conforme demonstrado por extensa pesquisa e reconhecido pelos principais laboratórios de IA. Conforme declarado nos amplamente endossados ​​Princípios de IA de Asilomar, a IA avançada pode representar uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planejada e gerenciada com cuidados e recursos proporcionais.

O abaixo-assinado está disponível aqui.

Nick Cave discursou contra as inteligências artificiais

Nesta semana, Nick Cave voltou a expressar seu descontentamento com alguns feitos relacionados à inteligência artificial em entrevista ao The New Yorker.

O icônico vocalista australiano aprofundou sua visão sobre o uso do robô ChatGPT, conhecido por usar IA para conversar e dar respostas sobre tudo, na composição de músicas.

LEIA TAMBÉM: Até ele: Peter Gabriel, lenda da música, diz que tem medo da Inteligência Artificial “roubar” seu emprego

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!