Fã usa app do Spotify em Smartphone
Foto de app do Spotify via Shutterstock

O Spotify adicionou uma nova métrica ao seu painel do Spotify for Artists chamada “Active Audience”.

A metodologia mostra análises de pessoas que transmitiram ativamente a música de um artista nos últimos 28 dias, ou seja, a ferramenta destaca usuários que “intencionalmente” executam a faixa disponível na plataforma.

Como aponta a Digital Music News, essas pessoas reproduzem canções a partir do perfil do artista, álbum ou páginas de lançamento, ou até mesmo de sua própria biblioteca ou playlists – ao invés de encontrá-las por meio dos algoritmos do Spotify.

Além de quantificar esta audiência ativa, o Spotify for Artists categoriza os ouvintes em níveis conhecidos como super, moderados e leves. Os super ouvintes, por exemplo, são os mais dedicados nos últimos 28 dias.

Já ouvintes moderados são aqueles que tocaram a música de um artista “muitas vezes”; enquanto os ouvintes leves executaram a canção bem menos, uma ou duas vezes no mesmo período.

A conta do Spotify for Artists no Twitter disse nesta segunda-feira (27):

Estamos tornando ainda mais fácil para você conhecer seus fãs e como eles ouvem. Conheça seus ouvintes leves, moderados e super ouvintes no ‘público ativo’ – a parte da sua base de fãs do Spotify que está buscando intencionalmente sua música. Com informações sobre os hábitos de streaming de seu público mais ativo, queremos ajudar os artistas a transformarem ouvintes em fãs que se envolvem diretamente com sua música.

Novo recurso do Spotify ajuda artistas a identificarem fãs

Atualmente, os dados disponíveis são meramente informativos, pois o Spotify ainda não oferece uma maneira dos artistas se comunicarem diretamente com públicos segmentados.

Apesar disso, as porcentagens representam um passo essencial para efeito comparativo entre as reações dos fãs à novas músicas e a eficácia dos esforços de marketing.

Em 2020, a Amazon Music lançou uma funcionalidade de análise semelhante com um painel que quantificava “fãs” e “superfãs”, baseado em seu envolvimento com a música de um artista.

A iniciativa do Spotify também significa mais transparência na busca dos artistas em relação a seus ouvintes na plataforma.

Curtiu a ideia?

LEIA TAMBÉM: JVG: conheça o duo de Hip-Hop que é ouvido por 4 em cada 5 moradores da capital da Finlândia no Spotify

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!