KASSEL
Foto por Cassiano Geraldo

Mais um lançamento interessantíssimo na área! KASSEL, duo multiartístico carioca de indie alternativo, acaba de colocar no mundo o seu álbum de estreia: This is About Leaving.

O projeto é formado por Renan Rocha e Rodrigo Soares, amigos de longa data e ex-integrantes da banda Two Places at Once, com a qual lançaram o disco Birdtraps (2016) e percorreram alguns dos principais festivais independentes do Brasil, como MADA e DoSol, também abrindo shows do grupo inglês Nothing But Thieves.

A estreia do KASSEL

This is About Leaving já se encontra disponível em todas as plataformas digitais. O registro chega em parceria com os selos Reverse Collective e Eu Te Amo Records, e tem produção assinado por Saulo von Seehausen (saudade).

O título do álbum, concebido antes mesmo de qualquer música do disco ser composta, pode ser traduzido como “Isso é sobre partir”, e reflete sobre mudanças e recomeços, como explica Renan:

O tema central desse disco são as despedidas. Decidimos falar sobre aquele pequeno instante de vulnerabilidade, quando nos despedimos pra sempre das coisas: Ao dar partida no carro e vê-lo correr deixando tudo pra trás; ao dar um abraço apertado sem ter a certeza se haverá um próximo; ao se desfazer dos objetos que criamos um vínculo.

São alguns desses momentos que nos deram o combustível para o álbum. O título nasceu quando nos perguntamos: ‘E quando saberei lidar com isso?’. Acho que ninguém sabe, e a gente tem a vida inteira pra aprender. As músicas são sobre esse aprendizado diário.

No total, são 10 faixas — incluindo o single “Fear”, apresentado no final do ano passado — que somam pouco mais de 30 minutos de uma verdadeira experiência artística.

Isso porque o primeiro álbum da KASSEL dialoga com uma sonoridade alternativa, intimista e digital, extrapolando os limites da música, explorando diversos campos artísticos como pinturas, roteiros e direção de curtas para os videoclipes.

Sobre a concepção do álbum, Rodrigo complementa:

Do começo ao fim, o processo de criação desse disco levou cerca de três anos. O mais interessante sobre isso, é ver a diferença do retrato das pessoas que éramos antes dele, e do que somos hoje. Foi um período de redescobrimento artístico, não só em relação à sonoridade, mas no propósito do papel da arte nas nossas vidas como um todo.

KASSEL: shows, novo clipe e exposição

A banda lançou recentemente o videoclipe de “Zero“, faixa que explora os primeiros refrães cantados em português pela KASSEL. Produzido e dirigido pela dupla, o vídeo traz 803 fotos em sequência que colocam luz sobre uma realidade em movimento através da técnica de stop-motion.

Outra boa notícia é que os primeiros shows de divulgação do álbum já estão marcados. Renan Rocha e Rodrigo Soares tocarão no Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Além disso, os músicos pretendem realizar uma exposição no segundo semestre, com as artes das capas e pinturas de artistas convidados. Fique de olho no Instagram @kasselsounds para não perder nada!

Ouça This is About Leaving, a estreia do KASSEL, no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!