yu
Foto por Ramon Abreu

Como te contamos aqui, o trio pop experimental yu vinha preparando o lançamento de seu álbum de estreia. O projeto, encabeçado pelo músico, podcaster, roteirista e quadrinista Yuri Moraes, promove uma verdadeira experiência sonora ao misturar elementos de música eletrônica, jazz, rap, trap, industrial, pop, black metal… bem, não há limites.

Acontece que o trabalho, intitulado HYENA, já está entre nós — e disponível nas principais plataformas de áudio.

Do caos à superação

Com 16 faixas, o disco conta uma jornada que inicia com o caos do mundo atual e navega por relações líquidas, traumas, raivas e inseguranças. “É o motor para falar sobre paixão, propósitos de vida, auto afirmação e recriação de identidade“, explica Yuri, ou melhor, YU (maiúsculo para o músico, minúsculo para a banda).

As letras de HYENA são costuradas como um único texto, como capítulos dessa vivência artística. Um dos pontos fortes dessa história está entre os singles “Pretty Bad Things” e “Very Best Friend”, que exploram temas acerca do suicídio do pai de YU, quando ele tinha 12 anos:

É a primeira vez na vida que falo dessa questão publicamente e acho que pode, eventualmente, ajudar muita gente, além do processo também ter me ajudado bastante. Eu sinto que tem um pouco disso no disco, de transformar essas raivas e frustrações naturais da vida em coisas bonitas, que conseguem conectar as pessoas e deixar a vida um pouco mais fácil por meio da arte.

Continua após o vídeo.

O pop experimental do yu

Antes mesmo da chegada do álbum, yu já chamava atenção por meio das primeiras faixas, clipes e visualizers. HYENA propõe uma sonoridade moderna e inesperada. Inspirada por nomes como Daft Punk, Kanye West, Lounge Lizards e Stravinsky, a banda procura surpreender a cada faixa.

Segundo YU, “a ideia é nunca saber para onde ou como as músicas vão acontecer. Ao mesmo tempo, tentamos deixar essa complexidade acessível e interessante“. Ainda falando sobre o conceito sonoro, em HYENA as faixas podem soar diferentes da proposta do disco quando experimentadas separadamente, destaca o artista:

Quando você escuta o disco todo na ordem, é perceptível que vários elementos vão e voltam, e se tem uma coesão pra cada música dentro do projeto, por mais maluca que as estruturas ou misturas sejam.

Dois clipes e oito visualizers já mostram que a identidade — tanto do trio como do álbum — imprime uma experiência que vai além da música. Dos takes do audiovisual ao figurino, tudo converge para criar um diálogo com o conceito artístico de forma única e imersiva.

Continua após o vídeo.

Ouça na íntegra o álbum de estreia do yu

Outro ponto forte de HYENA são as participações especiais. A faixa “BUNNY LOVE” conta com vocais das irmãs Camila e Luiza de Alexandre (Duda Beat). Já “PLEASE TURN OFF” traz samples produzidos em parceria com mateamargo. 1LUM3 marca presença em “I WANNA BE A DOOR”. Dona de uma voz marcante, ela ficou conhecida pelos sucessos ao lado de Baco Exu Blues: “Me Desculpa Jay-Z” e “Girassóis de Van Gogh”.

Para completar, o disco ganhará uma versão deluxe. Já em andamento, a edição HYENAS contempla um livro e uma fita cassete. “Futuramente, queremos também lançar em vinil. Outros planos envolvem um documentário e uma experiência de videogame em nosso site“, finaliza YU.

Além de Yuri Moraes, na composição, voz e produção, o projeto conta com DAN (Daniel Batista), na produção, mixagem, master e guitarras e MA (Marco Antônio Machado), na composição, voz, orquestração e guitarras. A banda surgiu em 2021, da união dos backgrounds artísticos bem diferentes e complementares de seus integrantes.

Ouça o álbum de estreia da yu no player abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!