Coldplay
Crédito: Diego Castanho

No último sábado (25), o Coldplay abriu sua passagem pelo Rio de Janeiro com a turnê Music of the Spheres ao se apresentar no Estádio Nilton Santos Engenhão, no Engenho de Dentro.

Com ingressos esgotados, desde cedo os arredores do local estavam bastante movimentados e, por isso, foi necessário que a prefeitura da cidade montasse um esquema especial para ajudar na mobilidade dos fãs, o que também valeu para o show de domingo (26) e estará válido para a data de hoje (28).

Antes, a banda liderada por Chris Martin já havia se apresentado com seis shows em São Paulo, no Estádio do Morumbi, e dois em Curitiba, no Paraná, no Estádio Couto Pereira.

Primeiro show do Coldplay no RJ teve surpresa no setlist

A plateia carioca foi aquecida pelas apresentações do duo Clara x Sofia e da banda CHVRCHES. Marcado para começar às 21h, o show do Coldplay atrasou por quase meia hora, talvez por contas das filas quilométricas para a entrada dos fãs nos diferentes setores do estádio.

Às 21h18, subiu a música que ficou famosa por ter sido trilha sonora do filme E.T. (1982), dirigido por Steven Spielberg, indicando ao público que o show estava prestes a ser iniciado.

Por volta de 21h30, Chris e companhia surgiram pela passarela que se estendia em direção ao centro do estádio. A primeira música do setlist foi “Higher Power”, canção do disco Music of the Spheres (2021) que, sob chuvas de papel picado e chamas de fogo, fez as populares pulseiras de LED feitas com material sustentável se acenderem no pulso de cada fã.

Na sequência, o Coldplay tocou hits como “Adventure of a Lifetime”, do álbum A Head Full of Dreams (2015), “Paradise”, do Mylo Xyloto (2011), “The Scientist”, do A Rush of Blood to the Head (2002), “Viva la Vida”, do Viva la Vida or Death and All His Friends (2008), e “Something Just Like This”, parceria que aparece em Memories…Do Not Open (2017), disco de estreia do duo The Chainsmokers.

Em seguida, Martin executou ao piano “Strawberry Swing”, canção que não era tocada ao vivo desde 2016 e que foi acompanhada no palco por dois fãs que pediram a faixa. Os jovens, uma mulher e um homem, se sentaram ao lado do ídolo e tentaram superar a emoção para cantar junto.

Coldplay no Rio de Janeiro

Depois de hits como “Charlie Brown”, “Yellow”, do álbum de estreia Parachutes (2000), “People of the Pride”, “Clocks”, “Hymn for the Weekend” e “My Universe”, a execução de “Sky Full of Stars”, música do álbum Ghost Stories (2014), foi interrompida ainda na primeira metade, como já virou costume na turnê.

Antes de repetir a canção do início, Chris pediu para que os fãs levantassem os braços para o alto e se preocupassem apenas em sentir e curtir a vibração do show, sem pegar em seus celulares.

Mais tarde, o artista, que arriscou algumas frases em português ao longo da apresentação, convidou a vocalista do CHVRCHES, Lauren Mayberry, para cantar com ele “Cry Cry Cry”, do disco Everyday Life (2019).

A performance, que contou ainda com a participação da guitarrista Cris Botarelli, da Far From Alaska, precedeu a entrada dos três filhos de Caetano Veloso na mesma sequência da apresentação.

Participação da família Veloso no show do Coldplay

Moreno, Tom e Zeca Veloso, acompanhados de Chris no piano, cantaram “Todo Homem”, composição gravada pelos irmãos para o projeto Ofertório, de 2018, realizado junto com o pai dos três.

Nesse momento, o cantor britânico pediu para que os fãs não fizessem barulho durante a execução da faixa e eles, respeitosamente, cantaram o refrão bem baixinho para depois aplaudir efusivamente a participação da talentosa família.

Ao total, o Coldplay realizou 11 apresentações no Brasil e a impressão é a de que eles ficam cada vez mais gigantes por aqui, em frenesi comparado ao que o U2 representou nas últimas décadas para o público brasileiro.

Mais que um show, o Coldplay trouxe ao Brasil um espetáculo, não só de música, mas também de cores, luzes, sensações, humildade, consciência coletiva e humanidade. A passagem da banda pela capital fluminense se encerra nesta terça-feira (28) com mais uma apresentação com estádio lotado.

LEIA TAMBÉM: Coldplay recebe Caetano Veloso e filhos em show no Rio de Janeiro e músico compartilha registro: “foi lindo”

Coldplay no Rio de Janeiro – Fotos e Setlist

Setlist:
1. “Higher Power”
2. “Adventure of a Lifetime”
3. “Paradise”
4. “The Scientist”
5. “Viva la Vida”
6. “Something Just Like This”
7. “Strawberry Swing”
8. “Charlie Brown”
9. “Yellow”
10. “Human Heart”
11. “People of the Pride”
12. “Clocks”
13. “Infinity Sign”
14. “Hymn for the Weekend”
15. “Aeterna”
16. “My Universe”
17. “A Sky Full of Stars”
18. “Cry Cry Cry” (com Lauren Mayberry)
19. “Todo Homem” (com Moreno Veloso, Zeca Veloso e Tom Veloso)
20. “Humankind”
21. “Fix You”
22. “Biutyful”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!