Após gesto no Lollapalooza, baterista da banda de AURORA é acusado de nazismo
Reprodução/Twitter

A presença da cantora AURORA e de sua banda no Lollapalooza Brasil está viralizando nas redes sociais, mas não por uma causa boa.

O músico Peres Kenji, da banda brasileira Gloria, compartilhou em sua conta do Twitter um vídeo do momento em que a artista norueguesa se despede do público ao lado dos integrantes de seu grupo. Ele aponta que sua amiga, que viu o show ao vivo, ficou intrigada com um gesto feito pelo baterista pouco antes de deixar o palco.

Como é possível ver nas imagens, Sigmund Vestrheim aparece fazendo um gesto com forma arredondada entre o indicador e o polegar, que normalmente é conhecido como uma representação de “OK”, mas que também foi classificado como “uma verdadeira expressão da supremacia branca” pela Liga Antidifamação (ADL, na sigla em inglês), organização dos Estados Unidos que monitora crimes de ódio.

Incomodado com o gesto do baterista, Kenji decidiu ir atrás de mais informações sobre Vestrheim e, no perfil do Instagram do baterista, encontrou uma publicação de 2017 com uma arte feita e publicada pelo músico.

Além de conter o símbolo nazista no desenho, ele apresenta diversas vezes o número “777”, que também está presente em seu nome de usuário na rede social (@sigmundvestrheim777). Segundo o portal da Liga Antidifamação, essa sequência de números 7 pode ser chamada de “Triskele” e “foi um dos muitos antigos símbolos europeus apropriados pelos nazistas”.

O portal aponta que, após a Segunda Guerra Mundial, o triskele tornou-se um símbolo de ódio significativo, principalmente por conta de seu uso pelo Afrikaner Weerstandsbeweging (AWB), um grupo supremacista branco sul-africano formado na década de 1970.

Baterista de AURORA é acusado de nazismo

As imagens chocaram muitos internautas e, apesar de alguns fãs defenderem que AURORA não controla exatamente quem “entra ou sai da banda” e apontarem que Sigmund Vestrheim é novo no grupo, outros indicaram que chamar a atenção da cantora para as imagens é a melhor forma de tentar fazer com que ele deixe o grupo.

Respondendo um fã que declarou que AURORA “jamais apoiaria isso ou faria parte”, um internauta argumentou:

Então ela precisa se livrar de quem decide quem entra ou sai da banda. Vocês precisam entender que o intuito não é responsabilizar a Aurora, mas que o caminho mais fácil pra demitir esse merda é sim chamando a atenção dela.

Outra internauta comentou na publicação mostrando mais uma imagem de baterista fazendo o gesto enquanto deixa o palco ao lado da cantora. Até o momento, a norueguesa ainda não se pronunciou sobre as acusações.

Confira os registros abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!