Sigmund Vestrheim, baterista de AURORA, é acusado de nazismo
Fotos via Reprodução/Instagram

Hoje mais cedo, te falamos por aqui sobre as acusações de que Sigmund Vestrheim, baterista da banda da cantora AURORA, teria associações ao nazismo.

A suspeita se deu por conta de um gesto feito por ele logo após o show da norueguesa no Lollapalooza Brasil, que é comumente associado à supremacia branca (veja na foto acima). Além disso, um mergulho em suas redes sociais revelou também a associação ao número 777, cuja importância explicamos aqui, e até um antigo desenho com uma suástica que foi encontrado em seu Instagram.

Há pouco, Sigmund se pronunciou em seu Instagram sobre a situação em um longo texto onde alegou diversas coincidências, destacando que seu desenho com a suástica teria sido uma brincadeira de mau gosto feita há algum tempo.

Sigmund Vestrheim

Também conhecido por fazer parte da banda de Boy Pablo por algum tempo, Sigmund aponta que o número 777 é apenas uma referência à gravadora à qual é associado; esta afirmação procede, já que a 777 MUSIC é o selo independente associado ao Boy Pablo e, pelo que uma apuração inicial mostra, Vestrheim ainda estaria ligado a ele.

Ele diz ainda que não tinha ciência do significado negativo do gesto que foi associado à supremacia branca, e garante que o desenho foi “feito durante uma aula de história” e “não significa nada”. No entanto, a internet segue encontrando supostas associações de Sigmund, incluindo uma tatuagem que remete bastante à imagem da Totenkopf, caveira de 18 dentes que foi usada como insígnia de uma das divisões mais brutais do exército nazista.

Continua após a foto

Baterista de AURORA e tatuagem da Totenkopf
Imagem da Totenkopf via Wikimedia Commons / Foto via Reprodução/Twitter

Há, ainda, uma postagem no Instagram de Sigmund onde é possível ver um mural com um graffiti escrito “Skinhead Rules”; o grupo Skinhead, nos últimos anos, tem sido ainda mais associado ao nazismo. Estas duas últimas acusações não foram abordadas por Vestrheim em seu pronunciamento, que não convenceu muitas pessoas na internet até o momento.

Abaixo, você pode conferir a íntegra da fala do baterista de AURORA acusado de nazismo. A imagem original está disponível após a nossa tradução.

Baterista de AURORA se pronuncia sobre acusações de nazismo

É tão estranho e bizarro postar um texto assim, mas hoje eu recebi uma grande quantidade de ódio e acusações sérias de que eu sou nazista. Isso é muito triste e perturbador. Eu não sei se vocês entendem o quão sérias e loucas essas acusações são.

Pra começo de conversa: É CLARO que eu não sou nazista! Meus valores são o amor e a compreensão, e eu toco músicas para espalhar esses valores. Minhas prioridades são — e sempre serão — conhecer e tratar as pessoas ao meu redor com respeito e felicidade.

No show recente com a AURORA no Brasil eu fiz um sinal, que na nossa cultura popular significa ‘perfeito/ótimo’. Eu não tinha ciência de que esse sinal também significa algo mais — algo negativo — e eu realmente sinto muito que algumas pessoas o interpretaram errado e o acharam ofensivo.

O mesmo vale para o número 777, que é o nome de uma gravadora aqui na Noruega à qual eu sou associado. Aqui, 777 significa algo positivo como sorte/fortuna, e eu não tinha ciência de que ele aparentemente tem um significado negativo em alguns países.

Sobre o desenho: eu sempre desenhava coisas quando eu estava estudando. Todo tipo de besteira… como jovens costumam fazer. Esse desenho em particular foi feito durante uma aula de história, e não significa nada. É só uma piada feita por um garoto com um senso de humor sombrio. Eu sei que não é algo com o que devemos brincar e eu percebo agora que esse desenho obviamente não deveria ter sido publicado na minha conta do Instagram, uma vez que ele pode ser interpretado de maneira errada. Eu era jovem e burro e não pensei. Eu nunca publiquei nenhuma mensagem política no meu Instagram, uma vez que eu quero que ele seja simplesmente um lugar onde eu possa espalhar boas vibrações. No entanto, deixe-me deixar totalmente claro que os meus valores são os mesmos da Aurora, e sempre foram.

Além disso, eu NUNCA teria conseguido o emprego como baterista da Aurora se eu de fato fosse um idiota nazista! Toda a ideia de que a Aurora teria uma pessoa de [extrema] direita na banda é absurda. Eu espero que todos possam acreditar em mim quando digo isso.

Por fim, eu queria que vocês todos soubessem que eu nunca quis causar nenhum problema. Meu único objetivo é espalhar amor, e minha crença é de que todos devemos ser gentis uns com os outros.

Sigmund Vestrheim, baterista de AURORA, se pronuncia sobre acusações de nazismo
Reprodução/Instagram

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!