AURORA no Lollapalooza Brasil 2023
Foto de AURORA no Lollapalooza Brasil por Stephanie Hahne/TMDQA!

Após diversos pedidos dos fãs, a cantora norueguesa AURORA se pronunciou sobre as acusações envolvendo o baterista de sua banda, Sigmund Vestrheim, e sua suposta associação a ideais nazistas.

Como te contamos aqui, a situação começou a se desenrolar com um gesto feito por ele após o show no Lollapalooza Brasil, que aconteceu neste domingo (26).

Depois, foram encontradas diversas referências ao nazismo no perfil de Sigmund nas redes sociais, incluindo um desenho que traz uma suástica, o uso do número 777, e até uma tatuagem que remete bastante à Totenkopf, símbolo usado por uma divisão brutal do exército nazista.

Como te contamos por aqui em meio aos detalhes dessas acusações, Sigmund se pronunciou negando qualquer ligação com o nazismo ou mesmo com a direita política. Agora, a própria cantora defendeu o músico de sua banda e fez eco às falas dele.

AURORA se pronuncia sobre baterista acusado de nazismo

Em sua própria rede social, a cantora se solidarizou com o baterista e disse que ele não tem qualquer ligação com as coisas de que está sendo acusado. Além disso, ressaltou que ele é uma das “melhores pessoas” que já conheceu:

Eu estou profundamente entristecida com as últimas especulações envolvendo meu baterista Sigmund. Eu não pensei que isso jamais seria necessário.

Uma vez que é tão óbvio que eu não apoio qualquer ideologia de extrema-direita. Não há outra forma de viver a vida que não seja em nome do amor e da justiça. Eu NÃO apoio qualquer ideologia que carrega qualquer forma de ódio.

Então deixe-me dizer isso bem alto e claro: Não, o Sigmund definitivamente NÃO é um apoiador dessas opiniões maldosas de extrema-direita. Seus valores são exatamente o oposto. Ele é uma das melhores e mais gentis pessoas que já conheci. A internet é muito boa em distorcer informações e espalhá-las de forma imprudente sem ter certeza de que o que está sendo espalhado é verdade.

Nesse mundo, temos muito trabalho a fazer. E vimos muita dor através de toda a história. É tão importante lembrar da escuridão do nosso passado quanto olhar pra frente. Para que possamos ter certeza de que os eventos sombrios da história não sejam repetidos. E por toda a minha carreira eu sempre vivi e lutei em nome da bondade. Respeito. Igualdade e justiça. O racismo precisa morrer. Todas as opiniões extremas assim precisam morrer. O ódio precisa acabar. E o amor precisa prevalecer. Mas precisamos expor o ódio em sua fonte verdadeira, e portanto me entristece ver tanta energia ser gasta com acusações erradas.

Nada mudou.

Tanto eu quanto todos no meu grupo e equipe temos os mesmos valores que sempre tivemos. E isso não irá mudar. E eu vou continuar falando sobre a importância e o poder do amor.

Até que possamos viver em um mundo que todos nós merecemos. Um mundo com justiça para todos.

Você pode ver a íntegra do posicionamento original da cantora, bem como o do baterista, logo abaixo ou clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!