Afroman está sendo processado pela polícia
Imagem: Divulgação

Mais um caso de abuso de autoridade contra artistas negros veio a público nos Estados Unidos. O rapper Afroman, que você deve conhecer pelo hit “Because I Got High”, está sendo processado pela polícia por conta de seu último disco.

Vamos por partes: em agosto de 2022, agentes de Ohio obtiveram um mandado de busca e apreensão na residência do cantor. Ele era suspeito de tráfico de drogas e de manter uma pessoa em cárcere privado.

Acontece que nada foi encontrado, e não foram apresentadas queixas contra ele. Depois, Afroman relatou que os policiais quebraram a porta de sua casa, as câmeras de monitoramento e ameaçaram sua família.

Os agentes ainda teriam roubado uma quantia em dinheiro — eles apreenderam U$5 mil como parte da apuração, mas devolveram apenas U$4.600. É mole?

Afroman fez música sobre situação de abuso de autoridade

E o que o rapper decidiu fazer depois dessa situação delicada? Isso mesmo, ele fez música! Apenas um mês depois, Afroman lançou o álbum Lemon Pound Cake, que tem referências aos momentos vividos durante a busca em sua casa.

Alguns dos videoclipes, inclusive, usam imagens das câmeras de segurança daquele dia. Ele também colocou à venda produtos de merchandising relacionados ao caso.

Em entrevista à NPR, Afroman disse que essa foi a solução “mais inteligente e pacífica” que conseguiu pensar:

Eu me perguntei, como um homem negro indefeso nos Estados Unidos: o que eu posso fazer com os policiais que derrubaram minha porta, tentaram me matar na frente dos meus filhos, roubaram meu dinheiro e desconectaram minhas câmeras? A única coisa que consegui pensar foi fazer um Rap divertido sobre eles e ganhar algum dinheiro, usar o dinheiro para pagar os danos e então seguir em frente.

Genial, não?

Continua após o vídeo

Policiais processam Afroman

Só que a história não acabou assim. Esta semana, sete policiais do Condado de Adams envolvidos no episódio decidiram processar Afroman e sua gravadora por “invasão de privacidade”.

Eles alegam que tem sido mais difícil e perigoso cumprir seus deveres por conta da “humilhação, sofrimento mental e perda de reputação”. Os agentes estão pedindo todo o lucro arrecadado pelo rapper com suas imagens, incluindo receitas de músicas, shows e mercadorias. Dá pra acreditar?

Em resposta, Afroman disse que sentiu “raiva e um pouco de ansiedade”, mas no fim acabou dando risada da situação:

Estive pensando… esses policiais cheios de poder estão sofrendo por causa de músicas tolas que fiz sobre eles. Meu deus, vocês realmente estão admitindo que meu Rap abala vocês?

Afroman já estava processando os policiais por difamação, roubo e sofrimento financeiro. O caso ainda corre na Justiça.

LEIA TAMBÉM: Orochi posta vídeos de armas em festa e polícia prende rapper pouco depois

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!