Ludmilla
Foto por Gabriela Schmidt

“Nasci Pra Vencer”. Esse é o título da primeira música de VILÃ, novo disco de Ludmilla que chegou às plataformas nesta sexta-feira (24), véspera da primeira apresentação solo da cantora no Lollapalooza Brasil, que acontecerá no sábado (25) entre 14:40 e 15:35 no Palco Budweiser.

Ao mesmo tempo, a canção também é um bom exemplo da nova fase de Ludmilla, que conta com um grande passo em direção à sonoridade do Rap e do Trap sem perder todos os elementos que caracterizam uma das carreiras mais bem-sucedidas da música nacional nos últimos anos.

Em conversa exclusiva com o TMDQA!, Lud deixa claro que a caminhada nessa direção não foi nem um pouco forçada:

Ouço muita música e o Rap, além de ser um gênero que sempre gostei, tem se feito muito presente nos últimos tempos — nas minhas playlists e também nas do público, né?! Então saíram algumas letras.

Na ocasião, antes do lançamento do trabalho, ela destacava como exemplos justamente os dois singles de VILÃ: “Sou Má” e a própria “Nasci Pra Vencer”. No total, são 15 canções no novo álbum, que também apresenta elementos do Funk em faixas como “Senta e Levanta” e traz feats de grandes nomes, incluindo Tasha & TracieDelacruzMariah AngeliqDJ Gabriel do BorelVulgo FKOruamTropkillaz.

Continua após o vídeo

Ludmilla e a nova era de VILÃ

Independente de como quiser descrever a nova sonoridade explorada por Ludmilla, uma coisa é fato: VILàmarca o início de uma nova era para a cantora. Artista totalmente mutável e sempre pronta para experimentar e seguir por uma nova direção, ela diz explica que essa fase é resultado de uma inquietude positiva:

Sou muito inquieta no meu trabalho, porque amo verdadeiramente o que faço.

Os shows, claro, são uma parte integral desse trabalho. No Rock in Rio do ano passado, Lud teve uma das apresentações mais elogiadas não apenas daquela edição, mas de toda a história do Palco Sunset. Você pode ver a nossa resenha do show clicando aqui.

A apresentação do Lollapalooza não será diferente nesse sentido. Segundo a cantora, o show marcará “o encerramento da última turnê, Hello Mundo, e o início da nova era, VILÓ. E é melhor se preparar: aos risos, ela afirma que os fãs “podem aguardar” pois ela “está aprontando das suas” para o Lolla. O que será que vem aí?!

Continua após o vídeo

Ludmilla no Lollapalooza Brasil

Apesar de 2023 marcar a estreia solo de Lud no Lolla BR, a cantora já subiu ao palco do festival no ano passado. Ela participou do show de Kehlani, e relembrou com carinho da situação:

Vocês lembram? Foi um dia muito marcante para mim, estávamos vivendo tempos decisivos naquele momento… Fiquei feliz demais quando a Kehlani me mandou mensagem, convidando para estar no palco com ela, que sempre foi um querida comigo, além de uma artista que admiro e que também curte o meu trabalho. Foi maravilhoso, nos divertimos em cima do palco e incendiamos o público. Uma experiência realmente inesquecível, que fez com que, sem dúvida nenhuma, me empolgasse para estar lá este ano de novo, desta vez com o meu show.

Para Ludmilla, a apresentação no festival também tem um significado importante por representar mais uma barreira transposta. Assim como no Rock in Rio e em outros grandes eventos do país, o Lollapalooza tem um público diverso, que não necessariamente está acostumado a ouvir o Funk e outros ritmos brasileiros, como o Pagode que ela explorou por um tempo no projeto Numanice.

No papo conosco, a artista ressaltou que estar nesse palco representa uma vitória não só dela, mas de toda uma cena. Além disso, é uma ferramenta importante para mostrar que ela e tantos outros vão se recusar a estar presos em uma caixinha:

Sinto que alcancei algo grandioso, mas quem ganha com isso, além do público, é a música, o Funk. E mais ainda, esse alcance mostra ao mercado que viemos de alguns gêneros musicais, mas podemos transitar por vários deles se nos sentirmos aptos a isso. E se não achar que é o caminho também, tudo bem… O importante é que seja natural, que seja confortável para si e, no meu caso, é genuíno demais.

Por fim, perguntada sobre os shows imperdíveis do Lollapalooza Brasil, Lud trouxe uma lista de muito respeito:

Eu não preciso nem falar que quero mto ver minha amiga ROSALÍA, né?! Amo o show dela e a forma com que ela cria uma atmosfera no palco. Gosto do Lil Nas X, a Kali Uchis, maravilhosa, meu amigo L7, Baco Exu do Blues…tanta gente boa para curtir!

Tá dado o recado! Você pode ouvir VILÃ no player abaixo ou clicando aqui. Ludmilla se apresenta no Lollapalooza Brasil neste sábado (25), às 14:40.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!