Notícias

Ludovico Einaudi estreia no Brasil com show espetacular que coroa um dos maiores pianistas modernos

Depois de uma carreira longa e cheia de conquistas, Ludovico Einaudi finalmente fez seus primeiros shows no Brasil neste mês de Março de 2023. Para além do espetáculo que entrega, a apresentação foi marcada por coroar o legado de um dos músicos mais importantes do mundo clássico nas últimas décadas.

Mesmo sem querer, Ludovico se tornou um dos grandes responsáveis por fazer uma ponte entre o clássico e o moderno com suas inúmeras contribuições para trilhas sonoras, como a sensível “Fly”, que faz parte do filme IntocáveisMais recentemente, o italiano chegou até a viralizar no TikTok com sua música “Experience”, usada como trilha sonora para uma trend na plataforma.

Advertising
Advertising

A colisão desses mundos tão diferentes resultou em uma plateia diversa na sua apresentação em São Paulo, que aconteceu no último domingo (19): em meio às pessoas vestidas formalmente, era possível enxergar diversos jovens trajados de maneira despojada, evidenciando os dois lados da apreciação pelo trabalho do italiano.

Se havia ainda alguma dúvida de sua importância, Einaudi foi visitado antes do show por ninguém menos que Chris Martin, líder do Coldplay, que havia encerrado sua temporada em SP na noite anterior. O encontro foi celebrado no Instagram oficial do pianista, como você vê abaixo.

Continua após o post

Estreia de Ludovico Einaudi no Brasil

No show, Ludovico se limita (no bom sentido) a fazer o que sabe: não há grande foco em efeitos de palco ou qualquer coisa similar, e até os telões do Vibra São Paulo foram desligados a pedido do artista. Todas as atenções se voltam para as músicas, apresentadas com uma dinâmica impecável pelo italiano e seus músicos de apoio, que complementam majestosamente a sonoridade.

É difícil conter as lágrimas em vários momentos. Com sua abordagem por vezes minimalista, Ludovico é um contraste à virtuosidade esperada do mundo clássico; não que ele próprio não seja um virtuoso, mas suas explorações sonoras o levam por um caminho diferente onde a técnica passa longe de ser o foco principal, servindo muito mais como base para sua expressão artística tão sincera e tocante.

Nas poucas vezes em que saía do piano para agradecer a plateia, Ludovico mostrava um pouco de seu carisma — a impressão é de um senhor fofo, que poderia tranquilamente ser um parente de qualquer um da plateia. Nas mesmas ocasiões, era sempre ovacionado de forma bastante animada, chegando até a ser aplaudido de pé em vários momentos.

Ludovico Einaudi

Apesar de ter vindo ao país com a turnê de seu disco mais recente Underwater, o primeiro de piano solo em 20 anos, Ludovico não deixou de incluir no repertório suas músicas mais famosas e conquistou a plateia a cada tecla pressionada.

A boa notícia é que o italiano lançará um novo disco no dia 2 de Junho. Chamado de Undiscovered II, o trabalho contém faixas escolhidas a dedo de seu repertório no formato de uma coleção de joias escondidas de seu rico e extenso catálogo. O primeiro single, “Bever”, já pode ser ouvido logo abaixo. Em seguida, você confere o setlist do show de SP.

Esperamos que você volte logo, Ludovico!

Published by
Felipe Ernani