Chico e o Mar
Foto por @ageuvaladares

Ainda tem sido difícil se despedir do Carnaval e voltar à rotina, né?! A banda mineira Chico e o Mar veio estender o climinha de ressaca da tradicional festa com uma versão mais pop e dançante de um dos principais sucessos de sua carreira.

Quem já experimentou um amor em meio à folia sabe como é gostoso reviver esse sentimento intenso e caloroso. Foi pensando nisso que a Chico e o Mar decidiu dar uma nova cara ao hit “Carnaval”.

O vocalista Daniel Moreira conta que a referência para a nova versão da música foi o próprio disco da banda, CHICO E O MAR (2022), que concentra a identidade sonora que o grupo sempre buscou. Estar tocando a canção nas apresentações ao vivo também influenciou (e muito) no resultado final da nova versão da música.

A gente sabia o que poderia melhorar nela e o que poderíamos mudar de acordo com o que as pessoas estavam sentindo nos shows. Foi uma espécie de experimento para a música ter mais sentido com o que a gente acredita e estar mais alinhada com o que temos feito nos últimos lançamentos.

Ouça a seguir!

André Prando & Maca Mona Mu

André Prando e Maca Mona Mu
Foto: Reprodução / YouTube

O músico e compositor capixaba André Prando e a artista argentina Maca Mona Mu se encontram em um lindo dueto na inédita “Universos Distintos“. Cantada em português e espanhol, a música faz parte do projeto Latinese, do bacharel em Letras, Artes e Mediação Cultural Vinícius Castro, que une artistas brasileiros a outros países do continente.

“Universos Distintos” nasceu durante o isolamento social e transmite diferenças que se dissolvem em sentimentos comuns no dia a dia restrito que nos cansou, provou nossa paciência e distribuiu incertezas, na espera pela cura e nas promessas que ainda não se confirmaram.

Tanto a canção quanto o videoclipe chegam pra lembrar dos momentos em que o ambiente doméstico aprisionava e as ruas eram lugar de medo, mas de forma leve e desprendendo do que nos assombrou. É pra lembrar também das negações, das perdas irreparáveis, de quem nunca imaginamos nos deixar, mas com o consolo necessário para a dor virar saudade e memória.

Felipe Neiva

Felipe Neiva
Imagem: Reprodução / Capa de “Tanto Re-Imagined”

Conectando elementos e singularidades de sua obra em uma sonoridade que podemos chamar de Pop Conceitual, Felipe Neiva, cantore-compositore-produtore e multi-instrumentaliste brasileire radicade na Europa, reimaginou seu último disco em Tanto Re-Imagined.

Lançada no Brasil via Cavaca Records e globalmente via Horus Music, a nova obra traz Neiva, Felipe Zenícola (baixo) e Zózio RL (bateria) tocando ao vivo. Em formato de banda e com uma sonoridade mais limitada que a versão de estúdio, o trio faz releituras das faixas de tanto., lançado em 2020. Uma nova ideia, uma nova banda e novos arranjos.

O álbum-bônus vem também acompanhado de um registro audiovisual quase documental de nome “REC“, a ser lançado nos próximos meses. A obra audiovisual se estende ainda para uma Live Session. Dividida em 10 vídeos, a performance será lançada e divulgada pele artiste junto à Cavaca Records ao longo de 2023.

Gume

Gume
Foto por Araçá Silva

Gume é o novíssimo projeto solo de Leonardo Gumiero (Ímã / Ankou / Gumiber). A novidade surgiu do desejo intrínseco do músico e produtor em divulgar um trabalho que expressasse uma faceta mais pessoal de sua visão artística.

A estreia de Gume é marcada pelo single “Lago Oliva”, via selo LogoLogo. A faixa chega acompanhada por um videoclipe produzido com ajuda de uma inteligência artificial que apresenta, de forma caótica e ruidosa, diversas versões da imagem do artista.

Para além do vídeo, ruídos também marcam presença na música. Gumiero conta que anda muito interessado no uso do ruído como elemento musical e não somente como plano de fundo. A produção de “Lago Oliva”, segundo Gume, foi um processo mais detalhista e ansioso. “É um tanto solitário, mas projetos solos são isso também, jornadas de autodescobrimento enquanto se acha uma faixa musical ali no meio“, explica.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!