Sofi Tukker
Foto por Vanessa Vlandis

Sophie Hawley-Weld e Tucker Halpern podem ter nascido na Alemanha e no Canadá e formado seu duo eletrônico em Nova York, mas atualmente se sentem mais brasileiros que nunca. Os músicos, que formam o duo Sofi Tukker, estiveram no país para o Carnaval, em Belo Horizonte, e passaram alguns dias no Rio de Janeiro, onde reencontraram amigos e parceiros criativos.

Agora, eles estão de volta para o Lollapalooza Brasil, um palco que já conhecem bem.

A dupla se tornou conhecida mundialmente em 2016 com a canção “Drinkee”, que foi indicada ao Grammy de Melhor Gravação Dance. Mas antes mesmo de se tornarem Sofi Tukker, Sophie e Tucker se conheceram enquanto estudavam na Universidade Brown e começaram a colaborar juntos em músicas em 2014. Eles criaram um som único que mistura elementos de música eletrônica, pop e world music.

Desde o sucesso de “Drinkee”, a dupla lançou vários singles, incluindo “Best Friend” e “Energia”, que foram bem recebidos pelos fãs e pela crítica. Eles também lançaram dois álbuns de estúdio, Treehouse (2018) e Dancing on the People (2019). Em 2018, revisitaram “Energia” ao lado de Pabllo Vittar, e trazem para suas canções uma notória influência brasileira – tanto nas sonoridades solares e tropicais, quanto nas letras em português.

No show que farão no Lolla neste fim de semana, Sofi e Tukker prometem levar o clima de sua banda ao vivo para o palco em Interlagos. Para esquentar os motores, eles aparecem no dançante EP If Love is a Skill & Georgia, da DJ e produtora LP Giobbi, lançado nesta terça-feira (21/03).

Continua após o vídeo

Refletindo sobre este ótimo novo momento, Sofi e Tukker conversaram por Zoom com o Tenho Mais Discos Que Amigos!. Confira o papo abaixo.

TMDQA! Entrevista: Sofi Tukker

TMDQA!: Oi pessoal. Olá, como vão?

Sofi: Estou ótima. Como vai você?

TMDQA!: Ótima. Onde vocês estão no mundo hoje?

Sofi: Estamos no Rio agora.

TMDQA!: Ah, isso é muito legal. Tá super quente né?

Sofi: Sim, mas muito bom. O sol está se pondo, então está ficando mais fresquinho.

TMDQA!: Estou em Petrópolis, apenas uma hora de distância, mas definitivamente um pouco mais fresco. Então, muito obrigado por falarem com a gente. Estou super feliz que vocês estão no Brasil e vão tocar no Lollapalooza novamente. Então, talvez vocês possam me contar sobre o que lembram de sua última viagem aqui, sua última experiência tocando no Lollapalooza, sobre aquela multidão enorme, e como vocês acham que vai ser diferente desta vez.

Tukker: Nossa última experiência no Lollapalooza foi um dos meus dias favoritos de nossas carreiras, talvez da minha vida, eu amei muito. Eu estava conversando com Sofi outro dia e pensei: “Essa foi realmente uma das minhas coisas favoritas que fizemos como Sofi Tukker”. Só porque era tanta gente, e é muito especial para nós tocar no Brasil. Eu consigo ver Sofi se iluminar e o quanto ela ama isso aqui. E agora eu entendo muito mais. Desde que estivemos aqui da última vez, me sinto ainda mais perto do Brasil agora, especialmente depois de estar aqui no Carnaval, e apenas vivenciar a vida aqui um pouco mais. Estou muito animado para voltar. Tão animado!

TMDQA!: Sim, posso imaginar. Na verdade, essa é uma das coisas que eu queria perguntar. Foi a primeira vez de vocês aqui no Carnaval? Só estou curiosa, quais foram suas conclusões de toda a experiência?

Sofi: Sim, foi a nossa primeira vez no carnaval. E falei para o Tukker: os ensaios para o Carnaval já foram as festas mais loucas que eu tinha ido. Então a coisa pra valer, de verdade mesmo, nos surpreendeu demais. A gente acordava e dançava até o sol nascer de novo. Foram muitos dias na semana e eu nem bebo. Eu estava completamente sóbria, olhando ao redor, como se eu estivesse com muita energia. Eu poderia continuar para sempre. Tipo, apenas a quantidade de energia e paixão é impressionante, e a música era tão boa. Foi inspirador. Foi diferente de tudo que já experimentamos antes, apenas a escala de tudo, de quantas pessoas colocaram tanto amor nisso…

Tukker: Eu nem sabia que amava samba até agora! Eu amo a música, e estou ouvindo samba repetidamente, as músicas que as escolas fizeram eram tão boas. Eu já comecei a remixar uma delas para transformar em house, é tão divertido. Foi muita inspiração. Para onde quer que você olhe, havia os figurinos, as apresentações e a maneira como o público era animado por tantas horas. As pessoas não se cansaram. Foi tão legal.

TMDQA!: Sim, é muita energia. Mas talvez seja por isso que ficamos exaustos na quarta-feira e viramos cinzas, certo?

Sofi: (risos) Sim, e nós definitivamente sentimos isso alguns dias. Mas sim, acho que estamos bem agora.

Continua após o vídeo

TMDQA!: Então, estava pensando que uma das coisas que com certeza vai ser diferente é que vocês têm Energia Parte 2 – afinal, estamos falando da Pabllo Vittar. E é uma pena que essa colaboração tenha saído depois do show anterior no Lollapalooza, mas acho que deve ser super emocionante poder tocá-la para o público brasileiro agora. Então, como essa música especificamente ajudou vocês a aumentarem sua base de fãs aqui no Brasil?

Sofi: Sim, é verdade. Isso é louco.

Tukker: Estávamos conversando com Pabllo hoje para ver se ela poderia vir ao show e fazer exatamente isso, mas ela estará na Austrália.

Sofi: Nós também a vimos há alguns dias em seu show aqui no Rio e ela é uma das pessoas mais gentis, generosas e amorosas. E estamos sempre tão impressionados com ela. Nós a vimos no palco e ficamos de queixo caído, porque também foi uma das apresentações mais incríveis.

Tukker: Nós a vimos no Coachella em 2019 quando nos apresentamos, e conseguimos fazer Energia juntos lá, e isso foi muito especial. Mas sim, não consigo me imaginar fazendo isso aqui. Espero que um dia consigamos fazer isso, sim.

TMDQA!: Ah, isso seria uma loucura, o público iria enlouquecer. Mas agora que estamos falando da Pabllo, uma das coisas que eu queria perguntar é: obviamente vocês têm uma relação especial com o Brasil. E quando se trata de música brasileira, a maioria das pessoas ouve Garota de Ipanema ou Caetano Veloso, mas além disso, e além da Pabllo, vocês têm ouvido alguma música brasileira atual – sem falar no samba que está no repeat hoje em dia?

Sofi: Sim, temos ouvido muito samba porque estou tentando aprender a sambar!

Continua após o vídeo

TMDQA!: Sim, eu vi seu vídeo no Instagram!

Tukker: E eu amo funk.

Sofi: Ah sim, Tukker realmente gosta de funk. Eu gosto muito de MPB, na verdade a música que eu estou dançando no Instagram é Gilsons – eu gosto muito.

TMDQA!: Ah sim, são filhos do Gilberto Gil.

Sofi: Sim, basicamente em nosso camarote no Carnaval, os Gilsons estavam tocando lá embaixo. E era tão bom! Então, eu tenho ouvido muito disso recentemente.

TMDQA!: Sim, nada mal. Bem, uma coisa que eu acho superinteressante sobre como vocês soam é o formato de banda. Porque se alguém aparecer em um de seus shows por acidente, pode esperar talvez uma dupla de DJs, mas vocês sobem no palco com banda completa e faz uma grande diferença como ouvinte. Então como as pessoas no palco, o quão importante é para vocês ter essa energia mais potente e orgânica ao vivo?

Sofi: Sim, basicamente temos dois shows diferentes, um dos shows é o nosso set de DJ, é uma festa maluca. E o outro show é o que estaremos fazendo no Lollapalooza e é o nosso set ao vivo. E nós estamos cantando ao vivo, eu estou tocando guitarra, e temos quatro dançarinos que trazemos conosco chamados de Bob’s Dance Shop. E acho que para nós a ideia é tocar a música, realmente mostrá-la e fazer o público sentir que está participando de fato.

Tukker: Sim, o público. E também nós gostamos muito de nos apresentar e cantar, e apenas fazer disso mais do que um set de DJ. Claro, mesmo em nossos DJ sets tentamos tocar, ainda cantamos e é algo que fazemos naturalmente. Significa muito para nós, e queremos dar o melhor possível para as pessoas que estão na multidão.

TMDQA!: Acho que isso passa para o público. Agora, sei que vocês já falaram muito sobre sua relação com a língua portuguesa, pois é algo que se destaca na sua música. Mas eu queria falar disso de outro ângulo. Acho que era você, Sofi, que estudava poesia. E eu queria perguntar sobre a sua relação com a poesia em geral, mas também com a poesia em português. É interessante porque para além da questão da letra em Português, vocês fazem poemas musicados, na verdade.

Sofi: Sim, para mim, especialmente em português… eu falo português, mas é limitado. Não é minha língua materna e não a falo o tempo todo. Colaboramos com esse poeta chamado Chacal, com quem estávamos falando agora há pouco. Tipo, “quer sair hoje à noite?” (risos). Vamos sair e fazer música de novo. De qualquer forma, ele tem esse relacionamento incrível com a linguagem e as palavras, onde ele está constantemente fazendo jogos de palavras e pegando sons de palavras e meio que brincando com eles, misturando coisas que normalmente não estariam juntas. E ele basicamente pode operar em um nível de linguagem que eu nunca poderia naquele idioma. E também é muito, muito lúdico. É muito musical a maneira como ele escreve seus poemas. E então parece uma colaboração muito natural.

Geralmente o que acontece é que eu digo tipo “eu quero escrever uma música sobre caqui, sabe, a fruta” [acabou virando o single “Kakee”]. Ele diz algo como “ok, legal”. E então ele escreve, e eu mudo um pouco as coisas para combinar com a música que estamos fazendo. E então eu envio de volta para ele. Ele diz: “Ok, isso é loucura. Que tal esta palavra ou algo assim?” Então é assim. E adoro poesia em inglês. Acho que muitas de nossas músicas começam como poemas, apenas uso o aplicativo de anotações do meu telefone. E o meu diário, onde estou sempre escrevendo e depois penso nisso como um banco de palavras. Então, quando preciso puxar algumas frases ou algumas ideias, já tenho uma espécie de banco para brincar.

TMDQA!: Sim, isso é muito legal. Sei que estamos ficando sem tempo. E eu só tenho uma última pergunta. Na verdade, acabei de ver seu vídeo Sofi, dançando, sambando e tudo mais. Está chegando lá! Então queria saber: o quão brasileiros vocês se sentem agora? Como está saindo o Português de vocês?

Tukker: Bem, estou me sentindo mais brasileiro do que nunca. Mas Português… línguas não são o meu forte. Mas culturalmente, estou me sentindo muito bem. Sofi provavelmente está um pouco mais adiantada do que eu. Ela teve uma vantagem inicial!

Sofi: Sim, é incrível. Fizemos uma entrevista em português. E no final, eu fiquei tipo, “Oh meu Deus. Os únicos adjetivos que uso são legal, incrível, ótima”. Isso é literalmente tudo o que eu disse, porque fiquei nervosa, sabe, e não uso muito essa língua. Quando estou no meu dia a dia, infelizmente, não uso, gostaria de usar mais. Então é muito bom estar aqui. Estou feliz por ficarmos aqui um pouco mais, porque cada dia mais vou lembrando de mais coisas!

TMDQA!: Sim, com certeza. É assim que me sinto também, falando com vocês em Inglês. Mas ter um segundo idioma pode ser bem legal.

Tukker: Segundo? Tente cinco!

TMDQA!: Como assim?

Tukker: Sofi fala cinco idiomas!

TMDQA!: Sério?

Tukker: Sim, ela fala alemão, inglês, italiano, taiwanês…

Sofi: Não, é falso! Notícias falsas! (risos)

TMDQA!: E olhe para mim, ainda lutando com o espanhol no Duolingo!

Tukker: Eu acho impressionante, porque é realmente difícil!

TMDQA!: Nem me fale (risos)! Então pessoal, muito obrigada pelo seu tempo, sei que tenho que deixar vocês irem. Mas espero que vocês se divirtam muito aqui no Brasil. Até logo.

Sofi: Obrigada, tchau tchau!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!