Peter Gabriel
Foto via Wikimedia Commons

É inegável o destaque que as inteligências artificiais têm ganhado conforme a tecnologia avança, e Peter Gabriel está descrente sobre as chances de trabalhar artisticamente sem a interferência de alguma IA.

Em conversa com o Yahoo! Música sobre sua empresa de tecnologia, a Reverberation, Gabriel discutiu a necessidade de pensar adiante e destacou que o trabalho de ninguém está seguro (via NME):

Provavelmente tenho tanto medo [da IA] quanto todo mundo, mas gosto de pular no rio em vez de falar sobre isso… Eu penso muito sobre isso e acho que poucas pessoas estão pensando nisso. E seria ótimo chegar à frente [disso]. Você sabe, isso é algo que terá muito mais impacto do que a Revolução Industrial e a bomba nuclear. Então, se não começarmos a antecipar o que pode acontecer, será tarde demais, porque é muito rápido.

Peter, então, questionou se a música gerada por IA poderia ter o efeito emocional de canções escritas por artistas humanos e acrescentou que, provavelmente, um dia será possível usar algoritmos para replicar o espírito humano:

A maioria das pessoas argumenta que não; eu diria que eles só precisam de algoritmos melhores. Então, podemos simplesmente pegar os algoritmos e dançar com eles, em vez de lutar contra eles. Infelizmente, não acho que meu trabalho ou o trabalho de qualquer pessoa esteja a salvo da IA. A maneira de olhar para isso, porém, é que este incrível kit de ferramentas está chegando em nossa posse e podemos fazer todo tipo de coisas extraordinárias, incluindo talvez – e eu digo ‘talvez’ – proteger nosso futuro.

Concorda?

Peter Gabriel lançará primeiro disco em mais de 20 anos

A gente te contou aqui que Gabriel anunciou i/o, seu primeiro álbum em mais de duas décadas, e compartilhou o single de estreia do trabalho de estúdio, “Panopticom”.

O disco, ainda sem data definida para chegar ao mercado, trará contribuições de Brian Eno (sintetizador), David Rhodes (guitarra), Tony Levin (baixo) e Manu Katché (bateria).

Peter também divulgou uma turnê de abertura para promover o álbum com 22 shows no Reino Unido e na Europa entre Maio e Junho. Recentemente, a excursão adicionou 13 datas pela América do Norte, que serão realizadas entre Setembro e Outubro.

No mês passado, Gabriel lançou “The Court (Dark-Side Mix)”, single do próximo álbum que conta com backing vocals de sua filha, Melanie Gabriel – ouça a canção mais abaixo.

LEIA TAMBÉM: Imprisoned For Art: conheça a iniciativa de Peter Gabriel para libertar pessoas presas por fazerem arte

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!