Black Pantera fala sobre racismo na internet no podcast Amplifica
Reprodução/YouTube

Uma das bandas mais interessantes da nova geração do Rock brasileiro também é uma das mais ativas politicamente. Atento especialmente à luta antirracista, o grupo Black Pantera fez um alerta para ataques orquestrados na internet.

O vocalista e guitarrista Charles Gama e o baixista Chaene da Gama participaram nesta terça-feira (21) do podcast Amplifica, apresentado por Rafael Bittencourt, do Angra (assista na íntegra no fim desta matéria).

Os irmãos, ao lado do baterista Rodrigo “Pancho” Augusto, formam o power trio de Minas Gerais que mistura Punk Rock, Hardcore e Heavy Metal com mensagens de ativismo muito necessárias.

No programa, eles falaram sobre a persistência que precisaram ter no início de carreira e casos de racismo que sofreram durante shows na Europa. Mas Chaene ressaltou que, nos últimos tempos, a maior parte do ódio vem da internet:

Quando soltamos o clipe de ‘Fogo Nos Racistas’, que tem no refrão literalmente essa frase de empoderamento que ganhou força nas redes e outros artistas também usam… os haters são minoria nos nossos comentários, mas teve gente que marcou a Polícia Feredal, dizendo: ‘estão querendo botar fogo nos outros!’. [risos] Marcaram ministérios também. Cara, eu não estou querendo por fogo em ninguém! Quem está morrendo diariamente são os jovens pretos, a cada 23 minutos por violência. A gente tá só usando a música como arma de defesa. O rolê aqui não é por vingança, é por igualdade. A nossa música é o nosso grito, é estar com nossos corpos nos festivais que têm 60 bandas e só uma banda preta.

As lembranças também navegaram pela formação da banda lá em 2014. Recebidos com pão de queijo no Amplifica, os mineiros ficaram à vontade para contar divertidos desentendimentos entre irmãos e o papel fundamental da mãe para o sucesso do grupo.

Black Pantera irá tocar no Lollapalooza Brasil

Charles e Chaene também comentaram as expectativas para se apresentarem na 10ª edição do Lollapalooza Brasil neste domingo, dia 26 de março. Será mais um festival marcante para o Black Pantera, que já tocou no Rock in Rio, Primavera Sound, Knotfest e mais.

Enquanto Charles afirmou que gosta do festival e o assiste desde sempre, Chaene disse que suas filhas estão empolgadas com o evento, apesar de lamentar a ausência do blink-182:

As minhas filhas vêm de Uberaba pro festival, e elas conhecem o line-up inteiro, mais do que eu. [risos] Todo mundo tava doido pra ver o blink. Em 2017 fizemos outro festival que eles também estavam, só que não era o vocalista original. Mesmo assim a gente tava doido pra ver eles, mas chegamos atrasados e perdemos. Agora a gente ficou animado de novo, mas não vai rolar.

A banda será responsável por abrir o Palco Adidas no domingo, se apresentando entre 12:40 e 13:20. Vale a pena chegar cedo!

Ouça podcast Amplifica com Charles Gama e Chaene da Gama

É claro que o Black Pantera aproveitou para tocar algumas de suas músicas no programa, incluindo “Legado”, “Padrão é o Caralho” e “A Carne”, versão de Elza Soares.

Vale lembrar que o último clipe lançado pelo grupo faz referência exatamente às relações de afeto com a família, amigos e lugares. A faixa se chama “Não Fode o Meu Rolê” e faz parte do sensacional álbum Ascensão, que ganhou uma versão deluxe em agosto de 2022.

Confira abaixo o episódio do podcast Amplifica em que Rafael Bittencourt recebeu Charles Gama e Chaene da Gama, do Black Pantera.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!